O presidente recém-empossado de Plataforma Nacional das Associações Académicas do Ensino Médio e Superior da Guiné-Bissau (PNAAEMS-GB), Edimargo Francisco Indi, exortou esta esta terça-feira, 02 de agosto, o governo no sentido de implementar as normas e Leis que regulam o Ensino Superior.
Indi falava na cerimónia de empossamento dos novos órgãos sociais da Plataforma Nacional das Associações Académicas do Ensino Médio e Superior da Guiné-Bissau, realizada no palácio do governo.
Edimargo Francisco Indi frisou que a sua tarefa passará necessariamente pelo cumprimento cabal das suas obrigações e trabalhar arduamente para fazer representar, de melhor forma, os interesses dos estudantes guineenses, tanto cá internamente como na diáspora.

Na sua declaração à imprensa, informou que um dos grandes objetivos da organização é conseguir um espaço para a instalação da sua sede para poder cumprir os objetivos preconizados.
Questionado sobre a real situação dos estudantes do ensino médio e superior, reconheceu que os estudantes guineenses enfrentam várias dificuldades, de base ao topo sobretudo os do ensino superior.
O estudante defendeu que seja criado um fundo Edimargo para o financiamento do ensino superior.
Na sua declaração, o Ministro do Ensino Superior e Investigação Científica, Timóteo Saba Mbundé, reconheceu que a atual situação em que se encontra o sistema do Ensino Superior do país convoca a todos os guineenses a uma profunda reflexão em conjugarem esforços para alterar o atual quadro repleto de fragilidades que o ensino guineense tem apresentado.
Segundo o governante, PNAAEMS-GB tem grande responsabilidade, quer através da promoção de jovens académicos, quer através da sua capacitação em parceria com o governo e com demais parceiros.
Timóteo Saba Mbundé disse ainda que “o caminho é muito espinhoso” e “exige árdua luta”, um trabalho permanente e consiste para que cada vez mais se possa “capitalizar e prosseguir com o desfio”.
“As organizações estudantis são parceiras indispensáveis no processo de construção e reconstrução de subsistema do ensino superior”, salientou, para de seguida pedir a colaboração de todos com vista ao desenvolvimento do setor do ensino superior.
Timóteo Saba Mbundé apelou ao governo no sentido de dedicar uma atenção especial ao setor do ensino superior, sobretudo criar as condições técnicas e materiais para alavancar o sistema do ensino superior.
Por: Carolina Djemé
Fotos: CD



















