DEPUTADOS DEBATEM COBRANÇAS ILÍCITAS EM POSTOS DE CONTROLO

Os deputados da Nação reunidos na II Sessão Ordinária do ano legislativo 2014/15 debateram hoje a actuação da Guarda Nacional, roubo de gado, cobranças ilícitas e criticaram a ausência de Tribunal nalgumas localidades do país.

No decurso dos debates, no período antes da Ordem do dia, Corca Embalo, deputado do PAIGC denuncia que, em São Domingos, no Norte do país, elementos da Guarda Nacional retiraram uma grande quantidade de castanha de caju nas habitações dos populares com base na alegação de que os mesmos poderão ser vendidos aos comerciantes senegaleses.
De acordo com o Deputado, o acto não contribui em nada “a não ser para deixar estas famílias mais pobres” porque a maioria das vítimas desse acto vive da venda de caju.

Embalo denunciou igualmente cobranças ilícitas que se fazem nos postos de controlo entre a Guiné-Bissau e Senegal e noutras localidades do país, concretamente sobre os produtos de consumo como carvão, lenha, óleo de palma, calabaceira, entre outros.

Nhanga Lopes, deputado da Bancada do PRS, alertou que o sector de Canchungo continua a ser alvo de roubo de dado.
O roubo de gado havia levado as autoridades policiais a reforçarem o número de agentes em serviço naquela cidade.

O Deputado Mando Camará, do PAIGC apela a criação de um tribunal em Bolama ou Bubaque para dirimir litígios sociais que chegam à justiça, a fim de acabar com a necessidade de os populares se deslocarem até Buba para se aceder aos serviços de um tribunal.

Adulai Baldé, deputado do PAIGC defende que o país deve redobrar esforços para diminuir ou mesmo acabar com o fenómeno de casamento forçado que continua a ser uma prática em certas localidades.
Baldé denunciou um caso no sector de Contuboel em que um homem de idade avançado se casou com uma rapariga de 17 anos de idade.

Fonte: ANG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *