A direção de Futebol Clube de Pelundo lançou uma campanha, um novo Kit de Sócio do clube, tendo por objetivo inscrever novos associados para a equipa nortenha. A iniciativa visa não só inscrever sócios, como também procurar contribuições financeiras para ajudar a direção a suportar os encargos da equipa na competição interna.
Com esta iniciativa, a direção do clube que milita no Campeonato Nacional da Primeira Divisão da Guiné-Bissau- “Guines-Liga” pretende conseguir 250 ou 300 novos associados.
A informação foi transmitida ao Jornal O Democrata, esta segunda-feira, 22 de agosto de 2022, pelo próprio presidente do clube, Nino Kao, durante uma entrevista para apresentar a nova visão e inovações para o clube nos próximos 4 anos.
“Os simpatizantes e os filhos de Pelundo estão a aderir à iniciativa, porque perceberam que é muito bom, uma vez que vai permitir mobilizar recursos financeiros para sustentar a equipa. O presidente sozinho não pode sustentar as despesas do clube durante uma época desportiva. Com o envolvimento e aderência de todos os filhos de Pelundo, podemos atingir os nossos objetivos”, disse.
Segundo explicação de Kao, esta iniciativa além de contribuir financeiramente para o clube, permitirá também ao Futebol Clube de Pelundo cumprir as exigências da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), sobre a entrega da lista dos nomes dos seus associados.
Conhecido entre amigos por “Madja”, o presidente do clube nortenho declarou que, com a angariação dos fundos provenientes desta campanha vão permitir ao clube adquirir mais uma viatura para os adeptos, para evitar despesas com o aluguer das viaturas ao longo de uma época desportiva.
O novo cartão biométrico produzido pelo clube custa 10 mil francos CFA, incluindo o pagamento de quota anual para os simpatizantes, adeptos e filhos de Pelundo residentes no país. Em relação aos filhos de Pelundo na diáspora, o cartão custa 32.500 francos CFA, o que permitirá ser associado legítimo do clube, segundo os estatutos da equipa.
Eleito presidente do clube em dezembro de 2021 para um mandato de 4 anos, Kao prometeu construir uma sede para o clube.
“Um dos meus projetos é construir uma sede para o clube de Pelundo, porque uma equipa nacional não pode ficar sem uma instalação. Dentro de dois meses, farei o lançamento da primeira pedra. Já temos cimentos, blocos e ferros para iniciar o projeto” avançou..
No plano desportivo, Nino Kao revelou que tem a ambição de conquistar o “Guines-Liga” ou a Taça da Guiné em futebol, tendo realçado a união em torno do clube desde que assumiu a presidência, há quase um ano.
O dirigente máximo do clube sustentou que o FCP vai lutar na próxima época desportiva, 2022-2023 pela conquista do campeonato.
Tendo em vista os trabalhos de modernização do clube, recentemente a direção da FFGB ofereceu dois paletes de cimento para conclusão de vedação com muro do campo Vicente Cacante, em Pelundo. Por iniciativa da comunidade local, as obras de vedação do recinto iniciaram em 2019.
Na última época, o clube não iniciou o campeonato da melhor forma, mas melhorou bastante na segunda volta, que lhe permitiu ficar no décimo lugar da classificação da Guines-Liga, com 35 pontos. O Sport Bissau e Bendito foi vencedor do campeonato na época desportiva anterior.
A próxima época desportiva terá início em novembro com o jogo da Supertaça entre o Benfica e o Sporting.
Por: Alison Cabral
Foto: AC



















