SUZI BARBOSA ANALISA NOVAS PERSPETIVAS DE COOPERAÇÃO COM CUBA

A Guiné-Bissau e Cuba estão a analisar novas perspetivas de cooperação bilateral nos setores do turismo e pesca, afirmou a ministra dos Negócios Estrangeiros guineense, Suzi Barbosa, que se encontra em Havana.

A chefe da diplomacia guineense chegou na terça-feira, 06 de setembro de 2022, a Havana, acompanhada do ministro da Saúde, Dionísio Cumba, para preparar a visita oficial do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, a Cuba, depois de participar nas celebrações dos 200 anos do Brasil.

Após um encontro com o seu homólogo cubano, Bruno Parrilla, Suzi Barbosa publicou na rede social Facebook uma mensagem na qual refere que a “ocasião serviu para abordarem novas perspetivas de cooperação bilateral, nomeadamente, novos setores, como o turismo e a pesca, além da saúde e educação”.

Numa mensagem no Twitter, citada na Agência Cubana de Notícias, o ministro dos Negócios Estrangeiros cubano afirmou que durante o encontro foi abordado o “bom nível de diálogo político” entre os dois países e a “vontade de continuar a desenvolver os laços económicos e comerciais e a cooperação”.

A Guiné-Bissau e Cuba estabeleceram relações diplomáticas a 01 de outubro de 1973 e cooperam essencialmente nos setores da educação e saúde. Cuba é um dos países que apoiou a luta armada da Guiné-Bissau contra as forças portuguesas.

Por: Redação

Democrata/lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.