Com apoio da China Popular: SISSOCO ENTREGA AO GOVERNO CARROS DE COMBATE E MATERIAIS PARA A ENGENHARIA MILITAR

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, entregou esta terça-feira, 27 de setembro de 2022, ao governo dezenas de carros de combate, de comunicações e materiais para a engenharia militar. Os materiais foram oferecidos pelo governo da China Popular, no âmbito da cooperação existente entre os dois países. 

A cerimónia da entrega decorreu nas instalações do ministério da defesa nacional e dos combatentes da liberdade da pátria e contou com a presença do primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, do chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biague Na N’Tan, chefias militares e do encarregado dos negócios da Embaixada da China Popular na Guiné-Bissau. 

O chefe de Estado disse na sua intervenção que os materiais recebidos representam um gesto importante e de confiança na relação de cooperação entre a Guiné-Bissau e a China Popular. Acrescentou que “um país só recebe doações quando há estabilidade”, tendo afirmado neste particular que a Guiné-Bissau já dispõe de condições logísticas completas para participar em missões internacionais de manutenção da paz. 

Apelou aos militares a preservarem os materiais, tendo exortado as forças armadas que se não houver pessoas capacitadas para fazer trabalhar os respetivos materiais é melhor solicitar a formação do pessoal junto da China.  

“Não podemos ter forças armadas com pessoas que ainda pensam em golpes de Estado. Temos que banir este espírito de golpe e de sobressaltos, para juntos criarmos umas forças armadas republicanas”, exortou.  

Embaló revelou que na cimeira extraordinária dos chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) realizada em Nova Iorque, Estados Unidos de América, a margem da 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações, decidiu-se que é necessário a criação de uma “força anti golpes na sub-região”, da qual a Guiné-Bissau fará parte.  

“Não podemos permitir que alguém pegue na arma para matar pessoas e instalar-se no poder.  Isso não pode ser,  está fora da moda! Não pode acontecer apenas na África Ocidental”, criticou o chefe de Estado guineense que também dirige a presidência da Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO.  

Para o encarregado dos Negócios da Embaixada da República Popular da China, Lin Feng,  o governo da China espera que os materiais e equipamentos doados possam servir para o desenvolvimento no campo militar e da construção da Guiné-Bissau.

“Esta entrega dos materiais é mais um testemunho da relação profunda entre os dois povos e a interpretação dos esforços conjuntos a fim de construir uma comunidade do futuro para a humanidade”, disse o diplomata.    

Por sua vez, o ministro da defesa nacional, Marciano Silva Barbeiro, explicou que os equipamentos recebidos reforçarão as capacidades de intervenção das forças armadas neste tempo de paz e de estabilização do país.

Lembrou que a China tem prestado apoio no desenvolvimento da classe castrense para que possa exercer com autonomia as suas obrigações constitucionais. Garantiu que os materiais serão bem aproveitados e rentabilizados para o bem das forças armadas e do povo guineense.  

Refere-se que os materiais são constituídos por: jipes de comunicações e jipes de combate, empilhadoras, escavadeiras, tratores, diferentes tipos de camiões de carga, de aspersão, de carga e basculantes e ambulância.

Por: Epifânia Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *