Cerimónias fúnebres de Luís Sanca: MEDALHA DE MÉRITO “COLINAS DE BOÉ” AO MALOGRADO

O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, deu orientaçoes ao governo no sentido de atribuir uma medalha de mérito e de reconhecimento Colinas de Boé, a título pôstumo, ao falecido Luís Oliveira Sanca que deverá ser entregue ao filho mais velho, Doménico Sanca.

Esta manhã, 06 de outubro de 2022, o corpo do malogrado Luís Oliveira Sanca recebeu honras do Estado no Palácio de Justiça e o ato contou com as presenças do Presidente da República, do primeiro-ministro e seu vice, do presidente do Supremo Tribunal de Justiças, do Procurador Geral de República e de alguns membros do governo.

Os restos mortais de Luís Oliveira Sanca, falecido a 2 de outubro, em Bissau, deverão ser enterrados na sua terra natal, Bolama.

No seu discurso, o Presidente Sissoco Embaló disse que não se pode falar do Luís Oliveira Sanca, resumido apenas ao MADEM-G 15, mas também como antigo militante do PAIGC e combatente da liberdade da pátria.

“Endereço aos familiares, filhos e esposas o nosso encorajamento. Teve a oportunidade de se despedir de nós, mas continuará nas nossas memórias porque deixou-nos um legado”, sublinhou, lembrando que o projeto político do grupo dos 15, dissidentes do PAIGC, que depois foi consumado numa formação política, Movimento para a Alternância Democrática, foi concebido na casa do falecido

“Faltam-me palavras para descrever quem era o Luís Oliveira Sanca. Não posso descrever todo o seu valor e quem realmente era”, disse.

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Aristides Ocante da Silva lembrou as trajetórias políticas que teve ao lado do malogrado, desde quando faziam parte do Partido Africano da Independência da Guiné e cabo verde (PAIGC), bem como a sua participação na luta de libertação nacional.

“Dois de outubro deste ano foi amargamente diferente, o conselheiro de todos nós partiu para outra existência sem regresso”, concluiu.

Biografia de Luís Oliveira Sanca

 Luís Oliveira Sanca nasceu em Bolama a 30 de outubro de 1940. Foi dirigente do PAIGC e ingressou na luta armada em 1961, na vizinha República da Guiné-Conacri. Era do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), até a criação do grupo dos 15 que posteriormente formou o MADEM-G15, partido que representou até à data da sua morte como presidente Honorário, título lhe foi atribuido no último congresso ordinário do partido.

Antigo combatente da liberdade da pátria foi um dos signatários do Acordo de Argel, em 1973, e mais tarde nomeado o primeiro embaixador da Guiné-Bissau na Argélia.

Oliveira Sanca desempenhou várias funções governamentais desde 1972, sendo a última membro do governo liderado por Carlos Gomes Júnior, de 2010 a 2012. À data da sua morte desempenhava as funções de conselheiro especial do Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, cargo para a qual fora nomeado a 09 de abril de 2021.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: Cortesia da Presidência da República  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *