SISSOCO ANUNCIA A REABILITAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL OSVALDO VIEIRA

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, anunciou o arranque de trabalhos da reabilitação e modernização do aeroporto internacional Osvaldo Vieira no próximo mês de novembro, “para ser competitivo à semelhança do aeroporto da Ilha de Sal do Cabo Verde. 

O chefe de Estado fez este anúncio no final de uma visita realizada na tarde de sábado, 22 de outubro de 2022, com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, às obras de reabilitação da avenida Amílcar Cabral e da requalificação de Bissau Velho. 

O Presidente de Cabo Verde está de visita oficial de três dias ao país, tendo depositado coroa de flores no Mausoléu Amílcar Cabral e no túmulo do lendário da luta de libertação nacional, General – Presidente, João Bernardo Vieira, na fortaleza São José de Amura. 

Depois da passeata às ruas de Bissau Velho em obras de requalificação, Embaló explicou aos jornalistas que convidou o seu homólogo para testemunhar o trabalho em curso para o desenvolvimento do país. 

“Sabemos que ele bateu recorde quando foi primeiro-ministro durante 15 anos e teve uma dinâmica em termos de transformação de Cabo Verde, por isso convidámo-lo para visitar essas obras e fazer comparações da Guiné-Bissau que conheceu há vários anos”, referiu.

Para o chefe de Estado cabo-verdiano, a requalificação urbana, do aeroporto, dos portos e das estradas são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do país, dado que permite a circulação de pessoas e bens, bem como o desenvolvimento das empresas e criação de empregos. 

“Fico agradavelmente surpreendido em ver as obras de requalificação da cidade de Bissau que é muito bonita” notou, para de seguida, avançar que os dois países podem trocar experiências em diferentes domínios. 

Questionado sobre a situação da comunidade guineense em Cabo Verde, que tem queixado sobre alguns aspetos da sua integração, Neves respondeu que as queixas continuam sobretudo no momento da integração e cumprimento das leis. Acrescentou, neste particular, que a maior parte das pessoas beneficiadas em Cabo Verde, são guineenses. 

“Os guineenses, são comunidades bem integradas e são gente que trabalha sério e estão em todos os níveis da administração cabo-verdiana. O nosso país está aberto e todos os guineenses que queiram ir a Cabo Verde, podem viajar sem problema”, garantiu.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *