A Frente Social, uma iniciativa que congrega sindicatos dos setores de saúde e educação (SINDEFROF, FRENAPROFE, SINETSA e SINQUASA), acusou o governo de falta de vontade e de interesse em resolver os problemas dos setores sociais, sobretudo saúde e educação e disse que o encontro de terça-feira com os dois ministros não trouxe nenhum resultado às exigências apresentadas pelos sindicatos.
Yoio João Correia, porta-voz da Frente Social, fez essa acusação esta terça-feira, 26 de outubro, em conferência, na sede da UNTG, na qual informou que desde o início da primeira vaga de greve não tem havido nenhuma diligência ou negociação entre executivo e os sindicatos.
Yoio João Correia disse que estavam a espera que, depois do encontro de ontem, os titulares da educação e saúde, teriam propostas concretas para resolver os pontos em reivindicação, mas limitaram a pensar em pedir benefício de dúvida aos sindicatos.
O sindicalista considerou “muita pena” a comunicação do Ministro de Saúde, Dionísio Cumba, que diz que não se observou grande impacto a nível de saúde em termos de greve.
“Não esperava que o ministro, um profissional de saúde, prestasse essa declaração que não houve grande impacto. Os dois setores são sensíveis. Bastava um dia só ou horas”, disse, revelando que houve aumento de número de óbitos no serviço de ortopedia do Hospital Nacional Simão Mendes e dificuldades em alguns centros de saúde regionais, que não dispõem de técnicos suficientes para dar respostas necessárias.
“Para nos é muita pena quando o povo da Guiné-Bissau assiste a um ministro, que é profissional de saúde, a dizer que uma greve não teve grande impacto, se calhar gostava que morressem mil pessoas para se sentir que houve impacto”, ironizou Yoio João Correia denunciou que os professores estão a ser alvo de pressão para preencherem as fichas, caso contrário, correm risco de não receber seus salários e consequentemente poderão perder horários letivos, tendo alertado que se não houver avanços nas negociações, avançarão para próxima vaga de greve.
Por: Carolina Djemé



















