CHEFE DO GOVERNO INICIA PÉRIPLO DA MESA REDONDA EM DAKAR

O Chefe do governo Domingos Simões Pereira iniciou, em Dakar, Senegal, o périplo da mesa redonda de 25 Março em Bruxelas. Na capital senegalesa, o Primeiro-Ministro terá um encontro de trabalho com o Presidente senegalês Macky Sall a quem solicitará a sua presença na capital belga com intuito de o ajudar a estimular os parceiros internacionais apoiar o seu projecto de desenvolvimento do país na mesa redonda.

Se a nível da Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental (CEDEAO), Domingos Simões Pereira solicitou o apoio do Presidente Senegalês, a nível da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), Chefe do governo deslocará a Luanda para solicitar também o governo de José Eduardo dos Santos a assumir a mesma missão em Bruxelas.
Em Luanda, Domingos Simões Pereira analisará com as autoridades angolanas “todos os programas de cooperação” bilaterais. Durante a sua permanência de três dias em Luanda, Chefe de Executivo admite analisar a retoma de projectos de cooperação nas áreas da Defesa e Segurança e da exploração de Bauxite na Província do Leste, concretamente, no setor de Boé.

Antes de partir para capital senegalesa, Domingos Simões Pereira deixou claro aos deputados da nação que a estratégia de desenvolvimento do país delineada pelo seu governo divide-se em duas fases. Assim sendo, o seu governo solicitará aos parceiros da Guiné-Bissau Dois Bilhões e Duzentos e Cinquenta Milhões de Dólares americanos para poder suportar as duas fases da estratégia do desenvolvimento que traçou para o país.
Ainda de acordo com Chefe do governo a primeira fase da estratégia de desenvolvimento do país está orçada em mais de Duzentos e Setenta e Quatro Bilhões de Francos CFA. Com esse valor, Domingos Simões Pereira acredita que o seu governo poderá executar “grandes projectos estruturantes” no país durante três anos e meio que resta da sua governação.

A segunda fase de estratégia do governo de Domingos Simões Pereira possui um horizonte visual de projecção até 2020. Para a materialização da execução desta fase de “Projectos de Grande envergadura”, o executivo necessita de Um Bilhão e Oitocentos Milhões de Dólares americanos.
Antes de deixar o hemiciclo do país com destino a capital senegalesa, Domingos Simões Pereira apresentou detalhadamente aos deputados da Nação aquilo que considerou “toda visão do país para o horizonte 2015/2025 e documentos que serão apresentados na mesa redonda” em Bruxelas. A estratégia do Chefe do governo para a mesa redonda de 25 de Março na capital belga foi aprovado por todas as Bancadas parlamentares que compõem hemiciclo guineense.

Por: Filomeno Sambú

2 thoughts on “CHEFE DO GOVERNO INICIA PÉRIPLO DA MESA REDONDA EM DAKAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *