LÍDER DA UPG: “MESA REDONDA DEVIA SER DESLOCADA PARA UM PAÍS ÁRABE OU PARA CHINA”

O líder da União Patriótica Guineense (UPG), Fernando Vaz, disse que a sua formação política deseja às autoridades sucessos e que a mesa redonda traga os melhores benefícios para a Guiné-Bissau.

Advertiu às autoridades que a actual conjuntura internacional não é favorável à realização da mesa redonda para o país dentro de espaço europeu, porque a “crise do Euro bem como o caso da Grécia e as grandes políticas restritivas da União Europeia também determinam uma conjuntura não favorável para a realização desta mesa redonda em Bruxelas”.

“A escalada do terrorismo a nível internacional vai desviar muitos recursos financeiros da parte da comunidade internacional para estes objectivos, ou seja, para o combate ao terrorismo. Daí a conjuntura também não vai ser favorável”, assinalou o político, que entretanto, avançou ainda que no entender do seu partido a mesa redonda devia ser deslocada para um país árabe ou para a China.
Justificando a posição do partido relativamente à deslocação da mesa redonda para fora de espaço europeu, Vaz assegurou que os países árabes ou a China estariam em melhores condições para apadrinharem o país e os resultados seriam outros, isto é, a favor do sucesso da mesa redonda.

Alertou o executivo para que comece a pensar num plano de contingência, caso a mesa redonda não corra bem, para assim se evitar muitas situações que considera que poderiam ser desagradáveis.
O político assegurou que a iniciativa é do Governo que tomou a decisão da realização da mesa redonda na Europa e que o seu partido está do lado do executivo e irá apoiá-lo para que consiga concretizá-la.

“O interesse é de todos os guineenses e se houver uma ajuda é para a estruturação financeira deste país, se for bem aplicada. Já se deu muita ajuda a este país, mas não se sabe para onde esse dinheiro foi. Esperamos que a ajuda que as autoridades poderão conseguir na mesa redonda seja muito bem aplicada”, notou.

Solicitado a pronunciar-se sobre o que deve ser feito pelas autoridades no sentido de mobilizar a comunidade internacional que está virada para a luta contra o terrorismo e os europeus que enfrentam certas dificuldades, Fernando Vaz disse que apesar da situação da conjuntura internacional que não vai facilitar o sucesso da mesa redonda, é preciso vontade política do executivo que terá que demostrar à comunidade internacional a sua determinação e a transparência na gestão do país.

 

Por: Assana Sambú

5 thoughts on “LÍDER DA UPG: “MESA REDONDA DEVIA SER DESLOCADA PARA UM PAÍS ÁRABE OU PARA CHINA”

  1. Falando nas ajudas feitas ao País e os desvios de dinheiro, se devolver o que roubaste durante a transição seria bom para o País !…

  2. A melhor coisa e favor que este sr nos podia fazer era ficar calado, pq cada vez que abre a boca sò sai mmmm….Estou a espera com ansiedade que este ladrão golpista oportunista que não vê meios para se enriquecer sem trabalhar, começar a ver o sol nascer pelas grades.

  3. Bem, de acordo consigo sr: José Caliba, já que há este individo, que desse ser politico, o (politiquero!) pensou logo em caso de a mesa redonda não correr bem o que poderá eventualmente acontecer situações desagradável no país, tudo isso é uma características individual, visível nas pessoas com espirito de maldade face ao nosso país, temos de ser otimistas com os assuntos do país, pensando nas alternativas consistente e viável no país. Há alguns guineenses que deveriam ser dispensados no seu tudo (ideias) para com os assuntos nacionais.

    Rui Tafu

    Paris

  4. As vezes devemos ficar calados, mas esse senhor não se apercebe-se disso.Porquê deslocar a Mesa Redonda, organizada pela uma organizaçao( Uniao-Europeia) que ingloba os Pais da Uniao, e seus parceiros, para um outro Continente? é tão absurda a proposta dele.Ele frisou o problema de ajuda que o Pais jà tem recebido, certo.Mas Durante a transição que durou 2 anos, ele pertencia ao Governo, nao foi? entao ele sabe do que fala, somente devia ter um pouco de dignade, e ficar calado,ou entao denunciar o enreqyecimento ilicito sem causa.

  5. PARA LOUVAR O JORNAL “O DEMOCRATA” PELA QUALIDADE E ASSUNTOS IMPORTANTES QUE ABORDA CADA EMISSÃO.PARA MIM O JORNAL É DIGNO DO PRÓPRIO NOME” O DEMOCRATA”. ONDE DÁ OPORTUNIDADE A TODOS FALAREM E SEREM OUVIDOS.SE NÃO ESTE SENHOR NÃO TERIA OUSADIA DE DAR LIÇÃO A NINGUÉM, É SÓ NA GUINÉ. PORQUE SE FOSSE NUM PAÍS DA UNIÃO EUROPEIA ESTARIA MESMO A SONHAR ATRÁS DOS GRADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *