A Guiné-Bissau despediu-se do Campeonato Africano de Futebol Feminino da União das Federações Oeste Africanas (UFOA ), depois de ter sido goleada diante do Senegal por 4 a 0, uma das candidatas à conquista da prova.
Em partida das meias-finais da competição esta sexta-feira, 27 de janeiro de 2023, no Estádio Marcelo Leitão, na Ilha do Sal em Cabo-Verde, a seleção nacional não foi capaz de fazer face ao poderio ofensivo dos senegaleses e terminou a sua participação na prova regional, organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), em colaboração com a Federação de Futebol de Cabo-Verde.
Os golos da seleção do Senegal foram apontados por Nguenar Ndiaye, Korda Fall e HapsatouDiallo que bizou. A jogadora senegalesa, Korda Fall, foi eleita melhor em campo.
Com esta goleada, os “Djurtus” femininos, orientados por Romão dos Santos, perderam a oportunidade de disputar,pela primeira vez, a final desta competição.
A seleção feminina do Senegal vai disputar a final frente a sua congénere de Cabo-Verde que foi a primeira finalista após a vitória frente à Gâmbia por 2 a 1.
Os golos de Cabo-Verde foram marcados por Varsénia e Grampola. O único golo da Gâmbia foi apontado por Catherine Jatta, na conversão de uma grande penalidade. A centra-campista Grampola foi considerada a jogadora mais valiosa da partida.
A final da competição será disputada no dia 29 de janeiro no Estádio Marcelo Leitão.
A prova regional decorre de 20 de janeiro a 01 de fevereiro, na Ilha do Sal.
Por: Alison Cabral



















