Segurança alimentar: CHINA OFERECE MAIS DE MIL TONELADAS DE ARROZ AO GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU

O Governo da República Popular da China ofereceu ao governo guineense 1062 (mil e sessenta duas) toneladas de arroz, que correspondem a 21.239 sacos de arroz de 50 quilogramas para apoiar as populações carenciadas economicamente, no quadro da ajuda humanitária de emergência.   

O donativo foi entregue esta segunda-feira, 13 de março de 2023, pelo embaixador da China Popular na Guiné-Bissau, Guo Ce, à ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, na presença de Califa Soares Cassamá, chefe do Gabinete de Presidente da República.

A chefe da diplomacia guineense disse na sua comunicação que o donativo chegou no momento crítico devido à crise provocada pela pandemia da covid-19 e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia que encareceu bastante os bens alimentares junto das populações.

“Este é um gesto humanitário e fraterno do povo irmão da China que hoje se lembra que o povo da Guiné-Bissau pode precisar deste arroz para as populações mais carenciadas” assegurou, avançando que a entrega deste donativo ao Presidente da República tem a ver com o fato dele ter demonstrado ou ter como a prioridade a melhoria de condições de vida das populações.

“Este arroz vai diretamente à população mais carenciada e vai ser distribuído em todas as regiões do país, através das estruturas da Presidência da República”, contou.

Para o embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Guo Ce, a ajuda alimentar faz parte das ajudas alimentares de emergência oferecidas pelo governo chinês a vários países africanos, sendo 1062 toneladas de arroz foram fornecidas ao governo guineense, tendo explicado que a troca de cartas sobre este projeto foi assinalada entre os dois governos em novembro no ano passado.

“Esta ajuda alimentar é um dos frutos da implementação da “Iniciativa de Desenvolvimento Global”, proposta pelo Presidente chinês, Xi Jinping, em 2021,  também é a concretização dos “Nove Programas” anunciados na oitava Conferência Ministerial do Fórum de Cooperação China – África, que contou com a presença da ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzi Carla Barbosa”, lembrou, para de seguida, afirmar que perante a atual críse alimentar mundial, a China está disposta a tomar medidas práticas para ajudar os países em desenvolvimento a superar os desafios da segurança alimentar.

“Este ano a China continuará a enviar a décima segunda equipa dos técnicos agrícolas para realizar demonstração técnica de cultivo de arroz, promover e reproduzir as variedades de boas sementes adequadas às condições naturais da Guiné-Bissau, fortalecer formação de técnicos agrícolas locais, a fim de dar maior contribuição para o desenvolvimento agrícola na Guiné-Bissau”, anunciou o diplomata chinês.

Por sua vez, o chefe do Gabinete do Presidente da República, garantiu que a operação da distribuição do donativo vai começar em todas as oito regiões  e 36 setores administrativos que constituem o país.

Por: Assana Sambú   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *