Figura da semana: DOMINGOS SIMÕES PEREIRA LANÇA A SUA PRIMEIRA OBRA LITERÁRIA “KUMUS”

[SEMANA 13_2023] O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, lançou a sua primeira obra literária “KUMUS”. Segundo a Nimba Edições, “KUMUS” é sentido pelo autor como um romance de aventura, que a vida na Guiné-Bissau tem sido de aventura. 

“O presente romance começa nos tempos idos dos anos cinquenta do século XX. Tempo em que os dois personagens principais nascem para a realidade de uma pátria cheia de tradições, dividida por etnias, separada por habitantes do campo e habitantes da cidade e subjugada a um poder colonial”.

“KUMUS termina com dois discursos de homens que foram jovens e trilharam caminhos comuns, sentindo os mesmos sonhos. Jovens que, depois, pela força das coisas, isto é, pela força dos contextos e das incidências da vida, seguiram caminhos diversos, na procura de se realizarem pessoalmente e de desbravarem um destino”, lê-se na página da editora.

BIOGRAFIA

Nascido em Farim, em 20 de outubro de 1963. É doutorado em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade Católica de Lisboa. Concluiu ensino liceal no Liceu Nacional Kwame N’Krumah, é graduado em engenharia civil e industrial pela Universidade Nacional Politécnica de Odessa (1988) e mestrado em Ciências Técnicas da Engenharia Civil na especialidade de estruturas.

Foi professor de matemática no então Centro de Formação Técnico Profissional e na Escola dos Técnicos de Saúde (Enfermagem). Em 1990 foi diretor-geral adjunto da Cooperativa Unidade e Progresso (CUP). Chegou a dirigir a Cáritas da Guiné-Bissau, na qualidade de secretário-geral.  

Desempenhou a função de Secretário Executivo da CPLP por quatro anos, de 2008 a 2012. No governo, desempenhou várias funções (de diretor nacional da Viação e Transportes Terrestres e de Estradas e Pontes, Ministro das obras públicas (2004 e 2005), conselheiro do Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau para as infraestruturas (2006 a 2014). De 2014 a 2015, foi primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Ingressou no primeiro ciclo de formação do PAIGC em 1990, tendo chegado à comissão permanente do Bureau Político do PAIGC no 7º Congresso Ordinário, em 2008. Assumiu pela primeira vez a liderança do PAIGC em fevereiro de 2014, no 8º Congresso Ordinário, contando agora com três mandatos, eleito no 8º, 9º e 10º congressos ordinários do partido.

A 18 de setembro de 2012 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Em 2017 foi nomeado oficialmente como membro correspondente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa.

Por: Epifânia Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *