Guines-Liga: UDIB VOLTA A EMPATAR E REABRE A LUTA PARA CONQUISTA DO TÍTULO 

A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) empatou no último sábado por 2-2, em Bissau, num jogo a contar para a 21.ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão “Guines-Liga” da presente temporada desportiva 2022-2023.

Apesar da equipa voltar a empatar frente ao FC Cuntum, mantém a liderança, com 41 pontos na tabela classificativa e deixa tudo em aberto na luta pela conquista da Guines-Liga com o Sport Bissau e Benfica, o atual campeão nacional.

Em partida realizada no Estádio Lino Correia em Bissau, foi a formação da UDIB que entrou melhor no jogo e abriu o placar aos 12 minutos por intermédio de Ismael.

Apenas um minuto após o golo da UDIB, o FCCuntum restabeleceu a igualdade com o golo de Kekú. Embora as duas equipas tenham marcado os respetivos golos muito cedo, foi uma partida de futebol muito equilibrada que terminou sem alteraçoes na primeira parte.

Com um número considerável de adeptos nas bancadas, as duas formações voltaram ao jogo na segunda parte e foi novamente à UDIB a chegar ao segundo golo.

Aos 76 minutos os rapazes da avenida Amílcar Cabral fizeram 2-1 na sequência de uma grande penalidade convertida com sucesso por Edi Pedro.

A UDIB não conseguiu segurar a vantagem e a equipa dos Cavalos Brancos de Cuntum igualaram o marcador em 2-2 aos 85 minutos com um golo de Nickson Cross na cobrança de um pontapé de livre muito bem executado.

Com o segundo golo de Cuntum na parte final da partida, o resultado ficou em 2 a 2. Um empate que permitiu o seu direto perseguidor Benfica recuperar dois pontos na luta titânica pela conquista do título nacional.

A UDIB não venceu os últimos quatro jogos da “Guines-Liga”e começa a ter um calendário muito apertado contra equipas que também lutam pela conquista da prova. A UDIB somaagora 41 pontos, enquanto o FC Cuntum soma 31.

Nos restantes jogos da 21.ª jornada, a formação do Benfica voltou aos triunfos após três empates seguidos, frente à equipa do Gabú, do Sporting e do Canchungo.

As Águias de Bissau receberam e golearam o Atlético Clube de Bissorã por 5 a 0 na última sexta-feira no Lino Correia em Bissau, perante os seus adeptos, simpatizantes e dirigentes. A equipa encarnada orientado por Aldo da Silva foi superior ao adversário e levou três pontos para sua conta na tabela classificativa.

Os cinco golos de Benfica foram apontados por Abu Queita, que bisou, Alanna Bangura, Edmundo Monteiro e Sadraque Albino Monteiro.

Embora o Benfica tenha tido dificuldades em vencer no interior da Guiné-Bissau, conseguiu recuperar 4 pontos nos últimos 4 jogos nesta luta com a UDIB.

Com esta vitória, o Benfica soma 39 pontos, menos um que o líder, a UDIB, enquanto o Atlético Clube de Bissorã, mantém-se na penúltima posição da tabela, com 16 pontos.

O FC Bissorã, que venceu na jornada anterior após 8 jogos na prova, está numa situação difícil na luta pela permanência na Guines-Liga, embora tudo esteja ainda em aberto.

Em Pelundo, o vice-campeão nacional, o Sporting Clube da Guiné-Bissau somou a segunda derrota consecutiva. Depois da derrota em casa na semana passada frente ao FC Sonaco, a equipa leonina foi novamente derrotada nesta jornada.

Os leões de Bissau estão com enormes dificuldades naluta pela conquista de Guines-Liga. Com estas duas derrotas seguidas a formação orientada por Pedro Dias está agora nodécimo lugar na tabela com 29 pontos.

O FC Pelundo conseguiu um importante triunfo e agora está no sexto lugar da tabela classificativa com 31 pontos.

O último classificado da Guines-Liga, o Sporting Clube de Bafatá viajou à Bissau no sábado e conseguiu empatar com os Portos de Bissau, sacudindo pressão a volta da equipa.

Não obstante ter sido uma partida equilibrada, a formação dos Portos de Bissau teve maior posse de bola durante o jogo, mas não conseguiu traduzir o seu domínio em golos.

Aos 60 minutos do desafio, os Portos de Bissau tiveram oportunidades para fazer golos, mas o seu jogador Amadu Baldé não teve cabeça fria para a finalização, uma vez que estava cara-a-cara.

Com sucessivos ataques do adversário, o treinador de Bafatá, Infamará Dabo “Vando”, mandou a sua equipa a baixar para zona defensiva para assegurar o empate, jogando somente em contra ataque.

Apesar das investidas dos Portos de Bissau na parte final do jogo, o resultado ficou em 0-0. Com este empate, os Portos de Bissau somam agora 30 pontos, e o Bafatá 14, continuando a figurar na última posição da tabela.

Em Bissau, o Flamengo de Pefine regressou às vitórias, após a derrota em Cacine na jornada anterior. A formação sediada no bairro de Pefine derrotou por 2 a 0 a equipa do Binar FC, um adversário que estava bastante motivado após a vitória frente à UDIB na jornada passada no seu reduto.

A partida que abriu a jornada na última quinta-feira no sintético de Lino Correia, foi bastante produtiva na primeira parte, mas terminou em 0-0 os primeiros 45 minutos. Na segunda parte o Flamengo de Pefine conseguiu abrir o marcador por intermédio de Elísio Manafá Janco aos 70 minutos, dando assim vantagem a sua equipa.

O Binar FC tentou reagir em busca do empate, mas novamente a formação de Pefine voltou a fazer o segundo no desafio por intermédio de Anderson Correia Té, no tempo extra, aos 90+2 da partida. Com este golo, o jogo terminou em 2 a 0 a favor do Pefine.

O Pefine soma agora 30 pontos, e o Binar FC continua com 21.

Em Mansoa, a formação local regressou às vitórias, após a vitória frente à formação do Clube Desportivo e Recreativo de Gabú.

Em jogo no Estádio Corca Sow, foi a formação da casa que esteve melhor e acabou por vencer por 1 a 0, frente uma equipa de Gabú que tem realizado uma boa época desportiva.

Segundo relatos da imprensa desportiva nacional, o único golo da partida foi marcado por intermédio de Benedito Djata, aos 9 minutos. A equipa de Gabú tentou reagir na segunda parte, sem sucesso e o resultado terminou com o triunfo de Mansoa.

Com este resultado, os Balantas de Mansoa somam 26 pontos na tabela classificativa, a formação de Gabú mantém o quarto lugar com 32 pontos.

O FC Canchungo viajou até o sul da Guiné-Bissau e venceu a formação de Massaf de Cacine por 2-0, em partida da 21.ª jornada da Guines-Liga, continuando a perseguir a UDIB e o Benfica na tabela classificativa.

Após empate na semana passada frente ao campeão nacional no seu reduto, os Lobos de Canchungo voltaram aos triunfos no difícil terreno de Cacine.

Os Lobos de Canchungo não perdem uma partida da Guines-Liga hà sete jogos seguidos, conseguindo assim somar 17 pontos nas últimas sete partidas que permitiu fixar no terceiro lugar da tabela.

No leste da Guiné-Bissau, a formação do Futebol Clube de Sonaco foi travado em casa pela equipa de Tigres de Fronteira de São Domingos, numa partida que terminou em 0-0. A equipa do FC Sonaco estava motivada após o triunfo na semana passada frente ao Sporting Clube da Guiné-Bissau.

Segundo relatos da imprensa desportiva nacional, a partida ficou marcada com a expulsão do jogador de São Domingos,Ussumane Camará. Mesmo em vantagem numérica, a formação de Sonaco não conseguiu fazer golos na baliza do adversário e o jogo terminou em 0-0. 

Resultados completos da 21.ª jornada da Guines-Liga: 

Benfica 5 – Bissorã 0

Pelundo 1 – Sporting 0

Sonaco 0 – São Domingos 0

Pefine 2 – Binar 0

UDIB 2 – Cuntum 2

Cacine 0 – Canchungo 2

Mansoa 1 – Gabú 0

Portos de Bissau 0 – Bafatá 0

Classificações:

1- UDIB com 41 pontos; 

2 – Benfica com 39 pontos, 

3 – Canchungo com 37 pontos, 

4 – Gabú com 32 pontos, 

5 – Cuntum com 31 pontos, 

6 – Pelundo com 31 pontos, 

7 – Portos de Bissau com 30 pontos, 

8 – Pefine com 30 pontos,

9 – Sonaco com 29 pontos, 

10 – Sporting CGB com 29 pontos,

11 – São Domingos com 27 pontos, 

12 – Mansoa com 26 pontos, 

13 – Binar com 21 pontos, 

14 – Cacine com 20 pontos, 

15 – Bissorã com 16 pontos,

16- Bafatá com 14 pontos.

Por: Alison Cabral 

Foto: Fut+245

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *