O Governo anunciou a implementação de um sistema integrado de gestão para a emissão de documentos biométricos de transportes motorizados para todos os tipos de veículos, avançando assim com a criação de um balcão único de transportes da Guiné-Bissau baseado nas tecnologias de informação e comunicação de última geração.
A iniciativa do executivo foi anunciada pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Aristides Ocante da Silva, durante a cerimónia da abertura dos trabalhos de dois dias do seminário de lançamento do projeto de modernização e profissionalização dos transportes terrestres da Guiné-Bissau.
O seminário visa essencialmente analisar a compatibilidade e adaptabilidade do quadro regulamentar e legal da Guiné-Bissau, com o quadro aplicativo do projeto, assim como as eventuais necessidades de revisões para harmonização.
A empresa da Costa de Marfim “QUIPUX África” foi selecionada para a implementação do sistema integrado de gestão para a emissão dos documentos biométricos de transportes no país.
A empresa marfinense opera na área da digitalização das administrações e na criação de soluções tecnológicas para a resolução de problemas de mobilidade e segurança rodoviária.
O titular da pasta dos Transportes e Comunicações, Aristides Ocante da Silva, anunciou a construção de paragens modernas a nível das oito regiões e no setor autónomo de Bissau.
Para o diretor-geral de Viação Civil e Transportes Terrestres, André Deuna, o instrumento irá garantir a interligação informática entre todas as estruturas do ministério dos transportes responsáveis pela produção dos documentos de transporte rodoviário, sobretudo a recolha de dados relativos ao setor dos transportes terrestres bem como organismos públicos, semipúblicos e privados envolvidos nos procedimentos de gestão dos serviços de transportes terrestres.
Apelou, neste particular, o envolvimento de todos no processo da implementação coletiva da campanha de gestão, para de seguida anunciar a construção e operacionalização de três novos centros de inspeção e a construção da linha complexa do sistema integrado de Guichet único de automóvel.
Por seu turno, o diretor-geral da empresa “QuipuxBissau”, disse que o sistema permitirá melhorar a acessibilidade aos serviços públicos aos cidadãos, como também melhorar a acessibilidade a documentos e seguros e fiáveis, em tempo real a nível nacional.
Por: Carolina Djemé



















