Figura da semana: IACUBA CAMARÁ LANÇA OBRA DE ARTE “ÁFRICA FACE AOS DESAFIOS DA GLOBALIZAÇÃO”

[Maio 2023] O artista plástico, Iacuba Camará, lançou a sua primeira exposição de obras de arte sob lema “África face aos desafios da globalização”. O evento decorreu num dos centros culturais de Bissau, com a presença de várias personalidades. Iacuba Camará é estudante da Escola Normal Superior “Tchico Té”.

vO jovem artista disse ao semanário que decidiu eescolher o lema “África face aos desafios da globalização”, porque as suas obras expressam sentimentos e demonstram riquezas da região e os males que a afetam, mas também para consciencializar a comunidade africana, particularmente a guineense sobre a necessidade de se promover a união para fazer face às dificuldades da desgovernação, da desigualdade social, da migração irregular, da desflorestação, da fome, da guerra, que provocam desastres sociais.

BIOGRAFIA

Iacuba Camará nasceu no dia 20 de agosto do ano 1997, em Bissau. É apaixonado pela arte desde a sua infância. Em 2016 terminou o ensino secundário no centro escolar Attadamun. Foi designer na empresa BISSAU GAME, de 2017 a 2018.

Em 2020, na sequência de um concurso público, ingressou no curso de desenho na escola superior de educação UNIDADE – TCHICO TÉ como estudante. No ano seguinte, ganhou o prémio “ESPECIAL” apresentando uma ilustração de fotografias alusiva à luta contra a Covid-19, realizado no âmbito da amizade sino-guineense pela embaixada da China na Guiné-Bissau. Nesse ano, coordenou a equipa de jovens artistas que pintaram o mural da escola onde estuda – Tchico Té.

Em 2022 foi contratado pela embaixada da China para realizar alguns trabalhos artísticos na representação diplomática chinesa. Participou num concurso de pintura organizado pelo FAO, alusivo ao dia de alimentação e ficou em primeira posição. Atualmente, é estudante do 3º ano em desenho na Tchico Té e conta com várias peças artísticas que retratam o cotidiano guineense e africano.

Por: Epifânia Mendonça

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *