Legislativas: UA ENVIA MISSÃO DE OBSERVADORES CHEFIADA POR CHISSANO

A União Africana (UA) vai enviar uma missão de observação eleitoral para as legislativas de 04 de junho na Guiné-Bissau, que será chefiada pelo ex-Presidente moçambicano Joaquim Chissano, segundo uma nota a que a Lusa teve acesso este domingo, 28 de junho de 2023.

De acordo com o documento, a missão de curta duração será composta por 29 elementos e estará no país entre 29 de maio e 08 de junho.

A missão irá encontrar-se com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, com vários membros do Governo, com representantes da sociedade civil e com representantes dos partidos políticos que concorrem às eleições, entre outros.

CEDEAO ENVIA MISSÃO DE LONGA DURAÇÃO PARA A GUINÉ-BISSAU 

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) enviou uma missão de observação eleitoral de longa duração para acompanhar as legislativas na Guiné-Bissau, que já está no terreno

Em comunicado, divulgado na sua página oficial na Internet, consultado pela agência Lusa, a CEDEAO informa que a missão de observação eleitoral de longa duração, que chegou ao país na segunda semana do mês de Maio, vai acompanhar as “principais etapas do processo eleitoral em curso” para as legislativas de 04 de junho.

A missão é chefiada por Serigne Mamadou Ka, chefe da Divisão de Assistência Eleitoral, e é composta por 15 especialistas eleitorais e “servirá como mecanismo de alerta precoce para a prevenção e gestão de qualquer conflito relacionado com o processo eleitoral”.

“Durante a sua estada, os membros da missão vão manter sessões de trabalho com vários intervenientes no processo eleitoral, nomeadamente a Comissão Nacional de Eleições, administração, organizações da sociedade civil, comunicação social, polícia nacional, bem como com candidatos e partidos políticos para promover o bom andamento de vários aspetos do processo”, refere o comunicado.

Refere-se ainda que e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai enviar também uma missão de 26 observadores para monitorizar as eleições legislativas de 04 de junho. 

A missão da CPLP, de acordo com a informação, estará no terreno entre 30 de maio e 08 de junho, será chefiada pelo embaixador Alberto Carlos, antigo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste.

Salienta-se que perto de 900 mil eleitores são chamados a votar em 04 de junho para elegerem os 102 deputados da Assembleia Nacional Popular e o novo Governo, entre 20 partidos políticos e duas coligações.

Por: Redação

Democrata/Lusa

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *