REI MOHAMMED VI INAUGURA O CENTRO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE NOVA GERAÇÃO

O Rei Mohammed VI procedeu, na terça-feira, 30 de maio de 2023, na cidade de Tamesna, à inauguração da Cidades dos Ofícios e Competências (CMC) da região de Rabat-Salé-Kénitra, um estabelecimento de formação profissional e inovação.

O centro insere-se no quadro do programa global, que prevê a construção de 12 “CMC” nas diferentes regiões do Reino com um investimento global estimado em 4,4 mil milhões de dirhams. O CMC de Rabat-Salé-Kénitra traduz o particular interesse que o Rei Mohammed VI tem pela formação profissional, como alavanca estratégica para a competitividade económica e um caminho promissor para a inserção profissional dos jovens.

Segundo um comunicado, o projeto foi levado a cabo pelo Gabinete de Formação Profissional e Promoção do Trabalho (OFPPT), em cumprimento das altas orientações do Rei, de acordo com o novo roteiro relativo ao desenvolvimento da formação profissional que estabelece novos critérios materiais, pedagógicos e de governação, garantindo a qualidade de formação e uma certa convergência entre a formação ministrada e as necessidades reais do mercado de trabalho.

Para o cumprimento da sua missão, a Cidade das Ofícios e Competências de Rabat-Salé-Kénitra está dotada de espaços educativos e de vivência, garantindo tanto o desenvolvimento de competências técnicas e transversais, como a realização dos formandos.

O CMC integra ainda estruturas comuns, nomeadamente um Centro de Línguas e “Soft Skills”, um Centro de Orientação Profissional, uma Cadeia de Inovação (Coworking, FabLab, Fábrica Digital e Incubadora), um estúdio de MOOCs de apoio à Aprendizagem Digital de inclusão, através da produção de conteúdos digitais para treinamento, uma Biblioteca de Mídia e um Centro de Conferências.

Ao nível dos espaços habitacionais, dispõe de uma casa de estagiários com capacidade para 700 camas, refeitório, vários espaços de convívio e campos desportivos (futebol, voleibol, andebol e basquetebol).

O centro foi construído em 10 hectares de terreno. O Rabat-Salé-Kénitra CMC enriquece e fortalece ainda mais o sistema de formação na região, graças à uma capacidade anual de 3.560 vagas de ensino, que será aumentada para 4.560, a partir do próximo ano, graças às duas filiais junto da cidade, nomeadamente: O Instituto de Formação das Profissões de Saúde de Rabat (em construção e oferta de 560 vagas de ensino por ano) e o Instituto de Formação das Profissões da Agroindústria de Kenitra (Projeto realizado com capacidade para 440 formandos por ano).

A oferta formativa disponibilizada pela Cidade dos Ofícios e Competências de Rabat-Salé-Kénitra contempla oito setores empresariais, incluindo quatro novos, escolhidos tendo em conta as especificidades do tecido económico regional. Vai ser dividido em 105 cursos de formação, incluindo 80 cursos recém-criados e 25 cursos reestruturados e atualizados.

“Esta é uma oferta diversificada, vocacionada para novas profissões. As principais famílias de empregos selecionadas dizem respeito aos setores de Inteligência Digital e Artificial (22 setores), Saúde (15 setores), Agricultura (14 setores), Turismo & Hotelaria (13 setores), Gestão & Comércio (13 setores), Indústria (11 setores ), Agroalimentar (11 setores) e Serviços Pessoais e Comunitários (6 setores)”, lê-se no comunicado, que informa ainda que, para além dos cursos de diploma abertos aos níveis de Técnico Especializado, Técnico e Qualificação, o centro de formação Rabat-Salé-Kénitra oferecerá também cursos de qualificação, de curta duração, que permitirão a aquisição ou aprofundamento de competências específicas e a obtenção de um diploma certificado de treinamento.

Os formandos vão também beneficiar de um sistema de pontes que promovem melhores perspetivas de desenvolvimento e integração dos jovens.

“Fruto de uma parceria entre o OFPPT, o Fundo Hassan II para o Desenvolvimento Económico e Social e o Conselho Regional de Rabat-Salé-Kénitra, este projeto exigiu um investimento estimado em 380 MDH. Este orçamento não cobre o custo dos dois Institutos especializados em profissões de Saúde e Agroindústria anexados à nova cidade”, refere o comunicado.

Salienta-se que o CMC de Rabat-Salé-Kénitra é a 4ª Cidade dos Ofícios e Competências a abrir as suas portas para acolher os jovens em formação, depois das de Souss-Massa, l’Oriental e Laâyoune-Sakia-El Hamra que iniciaram a formação entre outubro e novembro de 2022.

Por: Redação 

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *