LÍDER DA “PAI-TERRA RANKA” AFIRMA QUE NÃO EXISTE MAL ESTAR ENTRE ELE E O PRESIDENTE SISSOCO 

O líder da Coligação da Plataforma de Aliança Inclusiva – Terra Ranka (PAI – Terra Ranka), Domingos Simões Pereira, afirmou esta terça-feira, 13 de junho de 2023, que não existe nenhum mal estar e que nunca houve nada entre ele e o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, razão pela qual o encontro decorreu num ambiente de total descontração e falaram abertamente.

“O Chefe de Estado é uma pessoa muito frontal, eu também sou frontal, por isso de forma muito honesta e direta, partilhamos os nossos pontos de vista e notas que vão ajudar no quadro de relacionamento que deve ser positivo a favor da Guiné-Bissau”, assegurou o também presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), durante a sua declaração aos jornalistas à saída de uma audiência com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, com quem reuniu durante cerca de duas horas para debater assuntos da vida política e social do país.

Domingos Simões Pereira explicou que tiveram uma conversa absolutamente tranquila, passaram em revista toda a situação política. Acrescentou que demonstraram, com o encontro, um ambiente que todos os guineenses esperam dos titulares de órgãos de soberania e entidades públicas no sentido de poderem criar um ambiente apaziguador de diálogo, análise, ponderação para que as decisões correspondam às expectativas do povo.

“Quero garantir-vos que foi uma conversa muito agradável e estruturada, partilhamos os nossos pensamentos preocupações e ouvimos também as preocupações do Presidente da República e penso que juntos, temos a responsabilidade de criar um quadro de colaboração institucional que vá ao encontro das expetativas do povo. Como devem imaginar, não vou entrar em pormenores sobre os assuntos que discutimos com o Chefe de estado”, sublinhou.

Pereira informou que terminaram as eleições legislativas, há um calendário para entrada em vigor do funcionamento da Assembleia Nacional Popular, depois haverá a formação do governo e todas estas questões mereceram avaliação conjunta. Adiantou que durante o encontro, abordaram a necessidade de todos os órgãos contribuírem para que muito rapidamente seja possível começar a atender as necessidades do povo.

Sobre a possível criação de uma equipa de transição para trabalhar com o atual executivo, Simões Pereira disse que receberam o aval do Presidente da República para que haja um contato direto com o atual chefe do governo do qual possa resultar uma equipa de trabalho para permitir a transição.

Questionado sobre a possibilidade de a coligação PAI Terra Ranka enviar o seu nome para chefiar o governo, se aceitaria, Simões Pereira disse que sempre afirmou que ele é um quadro do partido e neste caso da Coligação e que compete a essa organização avaliar as opções e apontar nomes, de maneira que estão a tratar aquela questão com absoluta normalidade e tranquilidade.

“Quero deixar bem claro que a partir do anúncio dos resultados que colocam a Plataforma PAI Terra Ranka como vencedora das eleições, temos responsabilidade. Não nos compete comentar aquilo que o Chefe de estado diz ou deixa de dizer. Na nossa tradição, você só manda recado para quem não consegue ver, mas se eu tenho espaço para falar com Presidente da República, não vou apresentar na praça pública aquele que foi o conteúdo da conversa com o PR”, assegurou.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *