MINISTRO DAS PESCAS PROMETE REDUZIR O  PREÇO DO PESCADO E ABASTECER O MERCADO NACIONAL 

O ministro das Pescas e Economia Marítima, Dionísio do Reino Pereira, anunciou a criação de um programa para o setor das pescas “No pis RIBA Kassa”, no quadro do programa de emergência do governo de 100 dias de governação.

Dionísio do Reino Pereira disse que o preço praticado atualmente será reduzido, como também abastecerá o mercado nacional suficientemente.

Pereira deixou essa garantia à imprensa depois de uma  visita a diferentes estabelecimentos que compõem o ministério das pescas.

O novo titular de pasta das pescas defendeu que é preciso trabalhar até aos sábados para poder avançar, lembrando que o programa que está a ser estabelecido insere-se no âmbito do diagnóstico que se pretende realizar e melhorar as condições de funcionamento do próprio ministério.

“O programa vai encerrar com um conjunto de medidas que serão tomadas para melhorar o quadro de funcionamento e de qualidade de serviço”, disse.

Disse que uma das apostas do governo é criar as condições para garantir o desembarque de todos os navios que têm a obrigação de desembarcar o pescado no país e criar as condições para as unidades de conservação do pescado. 

Revelou que neste momento, o país tem 4.600 toneladas de unidades de conservação na cidade de Bissau para garantir o stock do pescado e expandir as pequenas unidades de conservação em 36 setores, permitindo  criar um sistema de abastecimento nacional.

“Paralelamente,  estamos a trabalhar no sentido de estudar o mercado para baixar o preço  do pescado. Temos em perspetiva um conjunto de programas em que estamos a trabalhar para conseguir o certificado que permita a exportação do nosso pescado para o mercado europeu no próximo ano”, anunciou.

O governante defendeu  que algumas reformas têm que ser feitas para melhorar o quadro  do funcionamento das  instituições  estatais, especialmente na sua relação com os parceiros, nomeadamente  as empresas públicas e privadas.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *