Qualificação CAN’2023: BACIRO CANDÉ CHAMA ALAMA, OBLAK E PANOBU 

A Seleção de Futebol da Guiné-Bissau chegou hoje à capital Bissau para preparar o jogo frente a sua congénere da Serra Leoa, com quatro baixas na lista dos  convocados na semana passada para a partida do encerramento da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2023).

Trata-se do guarda-redes, Ouparine Djoco, do defesa central Prosper Mendy, ambos por questões administrativas, do defesa central Edgar Ié e do avançado Marciano Sanca Tchami, por lesão nos respetivos clubes. Todos foram dispensados pela equipa técnica da seleção nacional.

Para preencher as vagas, Baciro Candé chamou três jogadores que atuam no Campeonato Nacional da primeira liga “Guines-liga”, o Alama Bangura e Oblak, ambos do Sport Bissau e Benfica e Panobu do Sporting Clube da Guiné-Bissau.

A informação consta numa nota da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), divulgada pelo Gabinete da Comunicação do órgão, que a secção desportiva do Jornal O Democrática consultou, após à chegada da comitiva nacional.

Com a chamada de mais  três jogadores domésticos, totalizam 5 jogadores que atuam na Guines-Liga, presentes na convocatória de Baciro Candé. Candé havia convocado os defesas Tidjane Badjana do Benfica e Braima Djanco Mané do Sporting.

Na lista de 23 jogadores anunciados pela estrutura técnica, o destaque prende-se com as presenças de Carlos Mané, Famana Quizera e Houboulang Mendes, três estreantes absolutos, entre os eleitos.

Desde que o selecionador nacional assumiu o cargo em 2016, esta é primeira vez que convoca 5 jogadores que atuam na Guines-Liga e deixou de fora o seu núcleo duro nacional, nomeadamente  Mama Baldé, Alfa Semedo, Fali Candé, Piqueti Djassi, Bura, Fernando Embadje, Jefferson Encada, Sori Mané e Jorginho.

Os pupilos de Baciro Candé realizaram ontem o seu primeiro treino no Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau, com a presença notável de dirigentes da FFGB e alguns adeptos, no único recinto com  capacidade para receber jogos internacionais na Guiné-Bissau.

Já com a qualificação garantida pela quarta vez consecutiva para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que será disputado na Costa do Marfim, a Guiné-Bissau vai receber no dia 11 de setembro a sua congénere da Serra Leoa para o fecho da fase da qualificação para a prova.

A Nigéria comanda o Grupo A de qualificação, com 12 pontos, dois acima do ‘vice’ Guiné-Bissau, que também está apurada a uma jornada do final, enquanto a Serra Leoa, terceira colocada, com cinco, e São Tomé e Príncipe, com um, irão falhar a 34.ª edição da CAN.

O jogo de abertura está marcado para o dia 13 de janeiro de 2024, com a final agendada para 21 de fevereiro. A 34ª edição da competição terá lugar, pela primeira vez após 40 anos, na Costa do Marfim.

Por: Alison Cabral 

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *