A Guiné-Bissau terminou os primeiros 45 minutos da partida frente à seleção de futebol da Serra Leoa empatando 1 a 1, em partida do Grupo A da fase de qualificação para o Campeonato Africano de Futebol (CAN’2023).
Os Djurtus, já com a qualificação garantida, foi a melhor seleção na primeira parte, embora tivesse sofrido um golo logo aos 6 minutos do desafio.
Na sequência de um canto executado na zona direita do ataque adversário, a seleção da Serra Leoa abriu o marcador pelo seu atacante, Amadou Bakayoko, dando a vantagem à seleção visitante.
Em partida que marca a estreia de vários jogadores pela seleção nacional, nomeadamente Carlos Mané, Famana Quizera, Fernando Gomes, Baba Fernandes, Houboulang Mendes e Franculino Djú, a Guiné-Bissau conseguiu sacudir a pressão e dominou a partida.
Com grande exibição dos seus jogadores, como Mauro Teixeira, Carlos Mané, Janio Bikel, Nanu e Carlos de Lacerda Gomes, a seleção nacional empatou o jogo aos 35 minutos, por intermédio do jovem jogador de Marítimo de Portugal.
Na sequência de um livre apontado por Carlos Mané, Carlos de Lacerda Gomes colocou o esférico no fundo da baliza e sem hipóteses para guardião adversário.
Após o golo do empate, a Guiné-Bissau esteve perto de ampliar o marcador por intermédio de Franculino Dju, mas o jovem avançado, formado na academia do Sport Lisboa e Benfica, não soube aproveitar a ocasião para fazer o seu primeiro golo na seleção da Guiné-Bissau.
Em relação ao trabalho da equipa de arbitragem, não houve grandes problemas a registrar.
Esta é a primeira vez que o selecionador nacional fez várias mexidas no seu habitual onze, deixando de fora da convocatória o núcleo duro dos djurtus.
A Guiné-Bissau com a qualificação garantida para o próximo CAN, está agora com 13 pontos na tabela classificativa, atrás da Nigéria com 15.
As restantes duas seleções Serra Leoa e São Tomé e Príncipe já não têm hipóteses de apuramento.
A seleção da Nigéria encerrou ontem a sua caminhada com o triunfo de 6 a 0 frente à seleção de São Tomé e Príncipe.
O jogo de abertura do CAN’2024 está marcado para o dia 13 de janeiro de 2024, com a final agendada para 21 de fevereiro.
A 34ª edição da competição terá lugar, pela primeira vez após 40 anos, na Costa do Marfim.
Por: Alison Cabral
















