A Guiné-Bissau, já com a qualificação garantida, terminou hoje em Bissau a fase de qualificação para o Campeonato Africana de Futebol (CAN’2023) com um triunfo (2-1) frente à seleção da Serra Leoa, em partida da sexta jornada do Grupo A.
O jogo disputado no Estádio 24 de Setembro em Bissau marcou a estreia de vários jogadores pela seleção nacional, nomeadamente Carlos Mané, Franculino Dju, Famara Quizera, Ronaldo Camará, Fernando De Lacerda Gomes, Edson da Silva, Baba Fernandes e HouboulangMendes.
Os pupilos orientados por Baciro Candé foram superiores aos adversários e venceram a partida.
Perante os adeptos, a ministra dos Desportos, NdiraCabral Embaló, o secretário de Estado da Comunicação Social, Muniro Conté, e o primeiro vice-presidente do Parlamento, Florentino Dias, a Guiné-Bissau apática sofreu golo aos 6 minutos de Amadou Bakayoko, que colocou a Serra Leoa em vantagem.
Volvidos 15 minutos do jogo, a seleção da Guiné-Bissau tomou o controlo do jogo, assumindo a posse da bola. Aos 21 minutos esteve perto de marcar, após um grande trabalho de Mauro Teixeira, pela zona direita, que deixouum adversário pelo caminho, fez um cruzamento estrondoso e na recarga Houboulang Mendes fez um remate de fora da área que bateu na trave.
A partir desse momento, a seleção nacional assumiu o controlo do jogo e igualou o marcador aos 35 minutos por intermédio de Fernando de Lacerda Gomes, jovem futebolista do Marítimo de Portugal, após a grande execução do livre de Carlos Mané.
Lacerda Gomes fez a sua estreia a marcar pela seleção nacional no seu primeiro jogo oficial.
Vários jogadores fizeram grande exibição na partida, na primeira parte, nomeadamente de Carlos Mané, JanioBikel, Mauro Teixeira, Nanu e Fernando de Lacerda Gomes, que deixaram contentes os adeptos nas bancadas no do único recinto com capacidade para receber jogos internacionais.
Já na segunda parte, a Guiné-Bissau entrou melhor e ampliou o resultado para o 2 a 1, dando alegria aos adeptos.
Aos 48 minutos, o avançado internacional guineense, Franculino Dju, aproveitou uma assistência do seu colega para fazer o segundo golo da Guiné-Bissau. Djú, além de estreia, conseguiu também marcar o seu primeiro golo pela seleção nacional.
A Guiné-Bissau, depois do golo de vantagem, quebrou do rendimento e a seleção da Serra Leoa equilibrou a força na partida, aproveitou ocasiões para tentar empatar, mas o guarda-redes e capitão nacional esteve impecável, bloqueando todas as investidas.
O guarda-redes, que tem recebido críticas dos adeptos guineenses, Jonas Mendes, fez três importantes defesas que evitaram golos contra a nossa seleção.
Em relação ao trabalho da equipa de arbitragem, não houve grandes problemas a registrar.
Esta é a primeira vez que o selecionador nacional fez várias mexidas no seu habitual onze, deixando de fora da convocatória o núcleo duro dos djurtus.
No final do jogo, Baciro Candé parabenizou os jogadores pelo triunfo.
O capitão da seleção nacional, Jonas Mendes, realçou a estreia de vários jogadores, o que permitiu a vitória da Guiné-Bissau.
Questionado sobre os objetivos da Guiné-Bissau no próximo CAN, que se realizará na Costa de Marfim, Mendes defendeu que desta vez a seleção nacional terá que passar a fase de grupos.
A Guiné-Bissau, com a qualificação garantida para o próximo CAN, tem agora 13 pontos na tabela classificativa, atrás da Nigéria com 15.
As restantes duas seleções: Serra Leoa e São Tomé e Príncipe estão fora da próxima competição.
A seleção da Nigéria encerrou ontem a sua caminhada com o triunfo de 6 a 0 frente à seleção de São Tomé e Príncipe.
O jogo de abertura está marcado para o dia 13 de janeiro de 2024, com a final agendada para 21 de fevereiro.
A 34ª edição da competição terá lugar, pela primeira vez após 40 anos, na Costa do Marfim.
Por: Alison Cabral
















