A seleção feminina de futebol sub-20 da Guiné-Bissau sofreu este domingo em Bissau, uma pesada derrota frente à sua congénere do Gana, em partida da primeira mão da fase de qualificação para o Campeonato Mundial da categoria, a realizar-se na Colômbia em 2024.
A seleção ganesa foi superior à Guiné-Bissau e conseguiu um importante triunfo na casa do adversário, em busca do apuramento para a prova destinada às jovens futebolistas.
Apesar de ter sido superior na partida, o Gana apenas conseguiu abrir o marcador no tempo extra da primeira parte, com o golo de Succes Ameyaa, na sequência de um livre.
Com o tento marcado na parte final da primeira parte, a seleção do Gana foi para o intervalo com a vitória tangencial de 1 a 0 frente a uma da Guiné-Bissau que apresentou enormes dificuldades no primeiro tempo.

Já na segunda parte, a seleção do Gana voltou a assumir o controlo da partida e criou enormes dificuldades à defensiva da turma nacional.
Na sequência do domínio da partida, a seleção do Gana beneficiou de uma grande penalidade aos 58 minutos, mas que foi desperdiçada por Comfort Yeboah. A guardiã da Guiné-Bissau fez enorme defesa, negando o segundo golo ao adversário.
A Guiné-Bissau fez algumas alterações no jogo em busca de igualdade, mas a seleção ganesa bloqueou por completo a sua parte defensiva. Aos 66 minutos da partida, o Gana fez o seu segundo golo por intermédio de Mary Amponsah.

As jovens jogadoras da Guiné-Bissau tentaram pressionar a seleção visitante, mas sem sucesso. Controlando o jogo, a seleção ganesa fez o seu terceiro golo aos 75 minutos, após uma desatenção da equipa defensiva da Guiné-Bissau. O terceiro tento foi marcado por Mercy Attobrah.
As duas seleções vão jogar a segunda mão no próximo dia 14 de outubro na capital ganesa.
Na primeira eliminatória de acesso para o Campeonato Mundo da categoria, a Guiné-Bissau eliminou a sua congénere do Togo.

Nos últimos anos, a seleção feminina tem participado em várias competições para elevar o nível das jogadoras em competições internacionais e o selecionador Romão dos Santos prometeu enfrentar esse desafio.
Por: Alison Cabral





















