Apagão em Bissau: GOVERNO ANUNCIA PAGAMENTO DE UMA PARTE DOS 15 MILHÕES DE DÓLARES EM DÍVIDA

O ministro da Economia e das Finanças, Suleimane Seide, declarou que está em curso, a nível do banco, o processo de transferência de uma parte dos 15 milhões de dólares americanos em dívida e espera que dentro de 15 dias poder resolver toda a situação.

A garantia foi dada esta terça, 17 de outubro de 2023, depois de uma reunião que envolveu os ministros da Economia e das Finanças, o ministro da Energia e Indústria, Isuf Baldé, e o representante da empresa turca Karpower na Guiné-Bissau, Prince Lamptey Tetteh.

“Na semana passada o governo reuniu-se com o diretor regional da empresa turca Karpawer para a África Ocidental e o representante residente da empresa, na qual pressionaram o executivo sobre soluções relativas às dívidas atrasadas. “Transmitimos a nossa posição de renegociar os contratos anteriores e o processo está num bom caminho”, disse.

Suleimane Seidi confirmou o envolvimento do governo em ajudar a Empresa da Eletricidade e Água da Guiné-Bissau(EAGB) a liquidar todas as dívidas atrasadas com a Karpower, porque “no nível em que a dívida está, a EAGB sozinha não terá capacidade para liquidá-la”.

“O governo não só deu uma garantia verbal do seu envolvimento, como também escreveu uma carta ao banco a informar que vai ajudar a EAGB a pagar a dívida. O governo colocou em cima da mesa um dos pontos fundamentais que é a renegociação de todos os contratos que existiam com a empresa, para evitar que cheguemos de novo a esse nível”, afirmou.

Segundo o ministro da Economia e Finanças, a acumulação dos atrasos de 15 milhões de dólares deve-se à alteração de um dos pontos do contrato anterior que se situa num nível de fornecimento num valor muito elevado, quase insuportável para a EAGB.

“A Karpower aceitou renegociar com o governo para evitar que nos próximos tempos a situação dos atrasos seja um problema no fornecimento da energia”, informou e disse que a empresa pediu que o governo enviasse uma carta ao banco, sinal de garantia do envolvimento do Estado em tomar todas as disposições para permitir que a EAGB possa conseguir os fundos e pagar a empresa fornecedora da energia à cidade de Bissau e arredores.

“Estamos a tomar as disposições. A nível do banco já está em curso o processo de transferência de uma parte dos 15 milhões de dólares em dívida e dentro de 15 dias vamos poder resolver toda a situação”, assegurou.

Por sua vez, o ministro da Energia e Indústria disse que o corte no fornecimento da energia é uma situação constrangedora que deve ser resolvida urgentemente, assegurando que as negociações com o banco estão numa fase muito avançada e que é possível que a empresa retome o fornecimento ainda hoje.

O representante da Karpower na Guiné-Bissau, Prince Lamptey Tetteh, disse que a empresa suspendeu o fornecimento porque não tem combustíveis.

“A dívida não é das atuais autoridades, mas assumiram o engajamento de liquidá-la. Estamos a aguardar o banco que neste momento deve estar a concluir o processo de transferência de uma parte da dívida”, frisou.

Por: Filomeno Sambú

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *