Figura da semana: PINTOR E ESCULTOR GUINEENSE HOMENAGEADO COM “DIPLOMA E MEDALHA DE VERMEIL” EM FRANÇA

O pintor e escultor Lemos Djata foi homenageado com diploma de artes-ciências – letras intitulado “DIPLOMA e MEDALHA de VERMEIL” pela Sociedade Académica de Educação e de Encorajamento da França, uma recompensa estabelecida com o objetivo de honrar e recompensar homens e mulheres de valor. 

A cerimónia de homenagem decorreu em Paris, capital da França, onde o artista, assume a 3ª posição no pódio.

“Essa distinção, para mim, é mais uma prova de que nunca podemos desistir do nosso sonho, desistir de sermos nós mesmos, mesmo quando lutamos sem forças e sem apoio”, disse o pintor na sua curta declaração ao semanário O Democrata.  

BIOGRÁFICA

Lemos Mamadjã Hipólito Djata nasceu a 28 de março de 1981, em Bafatá, leste da Guiné-Bissau. É pós-graduado em Línguas e Traduções. É pintor e escultor, juntamente com os seus irmãos criaram o grupo “Irmãos-Unidos”, unidos pela força e pela fé.

Presidiu a Associação de artistas plásticos guineenses – BISSAU@RTE durante 4 anos. O artista já realizou exposições individuais e coletivas em vários países, inclusive em França, Portugal, Espanha, Bélgica, China e Inglaterra, onde viveu e trabalhou. 

É representado pelas associações, galerias e museus e tem as suas obras no acervo do museu Marítim de Barcelona e no museu MAC de Bahia. Ganhou vários prémios internacionais dos quais se destacam os seguintes: galardoado duas vezes como melhor pintor guineense em 2005 e 2014. Em 2019 foi premiado com um reconhecimento internacional em Espanha e 2018, foi distinguido com uma medalha de ouro no Carrousel du Louvre. 

Foi professor assistente de desenho e pintura na escola secundária Gabriel Pereira e é professor do curso de desenho e pintura. Em 2021, juntamente com o irmão, pintou, a título de encomenda uma coleção particular, 27 quadros (retratos) para famílias reais dos Emirados Árabes Unidos.

Por: Epifânia Mendonça

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *