Tiroteio em Bissau: DETIDO COMANDANTE DAS FORÇAS DA GUARDA NACIONAL PELAS FORÇAS ESPECIAIS DO EXÉRCITO GUINEENSE 

O Comandante das Forças da Guarda Nacional, Coronel Victor Tchongo foi detido na manhã desta sexta-feira, 01 de dezembro de 2023, depois de várias horas de troca de tiros contra elementos das forças especiais do exército guineense.

Uma fonte junto do Estado-Maior General das Forças Armadas confirmou ao Democrata que o Coronel Victor Tchongo e o comandante de operações da Guarda Nacional, mais alguns elementos da Brigada de Intervenção Rápida (BIR) da Guarda Nacional, foram detidos pelas forças militares comandadas pelo Estado-Maior.

A mesma fonte informou que o ministro da Economia e Finanças, Suleimane Seidi, e o Secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro, foram também encontrados nas instalações do quartel da Guarda Nacional e levados ao serviço do Piquete da Polícia Judiciária, junto do mercado de Bandim.

O Democrata contactou uma fonte da PJ que confirmou que o Ministro das Finanças e o Secretário de Estado do Tesouro, “chegaram bem à PJ, sem nenhum ferimento”.   

Um grupo de elementos das forças da Guarda Nacional invadiu na noite de quinta-feira, o serviço de Piquete da Polícia Judiciária, situado à frente do mercado de Bandim retirou das celas o ministro da Economia e Finanças, Suleimane Seidi e o Secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro, detidos sob  ordens do Ministério Público.

Seidi e Monteiro foram ouvidos na tarde de quinta-feira, 30 de novembro de 2023, para esclarecer o pagamento de seis biliões de francos cfa, que correspondem a cerca de 10 milhões de dólares norte-americanos, a 11 empresas. A audição foi conduzida pela equipa da Comissão de Inquérito do Gabinete de Luta contra a Corrupção e durou mais de quatro horas, depois foi declarada a prisão preventiva aos dois membros do governo.

Na sequência da libertação do ministro das Finanças e do Secretário de Estado do Tesouro da prisão pelos elementos da BIR da Guarda Nacional, registou-se na madrugada desta sexta-feira, por volta de 01h20 minutos, tiros de armas de guerra foram ouvidos em Bissau, capital da Guiné-Bissau, prolongando-se até esta manhã. 

Os tiros foram ouvidos no bairro de QG, (imediações do bairro de Luanda), onde se encontra o quartel da Brigada de Intervenção Rápida (BIR) da Guarda Nacional.

Por: Redação

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *