O Ministério da Administração Interna disponibilizou 355 elementos pertencentes a diferentes corporações de segurança, designadamente a Guarda Nacional, Bombeiros, Polícia da Ordem Pública para o asseguramento da comemoração do 1º de maio ao nível de todo o território nacional.
A informação foi avançada em conferência de imprensa esta quinta-feira, 30 de Abril, pelo Comissário Nacional Adjunto da Polícia da Ordem Pública, Bernardo Vilela João da Silva.
Na ocasião, Bernardo Vilela João da Silva disse que o plano inclui ainda a distribuição dos efectivos por diferentes partes do país. Sublinhou ainda que as praias serão asseguradas por comandos operacionais, enquanto os coordenadores e supervisores farão patrulhamento noutros pontos de comemoração do dia dos trabalhadores.
O Comissário adjunto da POP, assegurou que a operação visa a manutenção da ordem pública, prevenir a criminalidade e garantir a segurança para a população durante a festividade.
“Não vamos permitir a perturbação da ordem pública, por isso aproveitamos a ocasião para pedir a colaboração de toda a população no sentido de abdicarem aos comportamentos anti-sociais”, afirmou o responsável adjunto da Polícia de Ordem Pública, que entretanto, advertiu os condutores a reduzirem as velocidades tendo em conta as condições das estradas.
Bernardo Vilela João da Silva garantiu que os efectivos serão repreensivos para fazer valer as suas estratégias de segurança, adiantando que, em caso de desacato às ordens da segurança, a sua equipa usará força se for necessário.
O Comissário afiançou ainda que o número dos efectivos disponibilizados pelo Ministério da Administração Interna é suficiente para cobrir toda a comemoração do primeiro de maio em todo o país. Informou que além dos 355 homens existe ainda uma força de reserva que cobrirá qualquer eventualidade.
Por: Alcene Sidibé
















