PARTIDOS REPUBLICANOS CONDENAM A ATITUDE DO LÍDER DO PAI TERRA RANKA NO “ROMBO” FINANCEIRO DE 6 BILIÕES DE F.CFA

O Fórum dos Partidos Republicanos condenou esta quarta-feira, 6 de dezembro de 2023, a “atitude de promiscuidade” do líder da coligação PAI – Terra Ranka, Domingos Simões Pereira, tanto no “rombo financeiro de 6 biliões aos cofresdo Estado, como nos eventos do dia 01 de dezembro”, sublinhando que essa atitude demonstra uma obsessão ao poder e que Simões Pereira terá desistido da sua tese “do império da lei, porquanto o seu comportamento evidencia os seus habituais métodos ditatoriais”.

Através de um comunicado de quatro páginas lido pelo porta-voz do Fórum dos Partidos Republicanos, Lesmes Monteiro, Presidente do Partido Luz da Guiné-Bissau, os partidos políticos signatários condenaram e repudiaram o comportamento que qualificam de “antidemocrático e criminoso”, que o governo tomou com os objetivos claros de chegar à Presidência da República à força, desprezando vidas humanas. 

Lesmes Monteiro exigiu cabais esclarecimentos do destino dos seis bilhões, porque “é ética e moralmente condenável esvaziar os cofres do Estado para alocar aos amigos”. 

“Já agora com que intenção? Presumimos nós, criar o caos para chegar à Presidência da República. Não aceitamos qualquer prática que coloque em perigo a convivência e a solidariedade mútua entre os guineenses, condenamos energicamente este ato vil, contrário ao exercício de direitos políticos e de cidadania reservados pela Constituição da República da Guiné-Bissau aos seus cidadãos, porque entendemos que a única via e meio para chegar ao poder são  as eleições, porque quem confere o poder é o povo”, disse, acusando a Coligação PAI- Terra Ranka de ter uma agenda essencialmente presidencial e que quer apoderar-se da Presidência da República a todo o custo, com o objetivo de possuir o controlo de todas as instituições da República, para “instaurar a ditadura e varrer para debaixo do tapete as promessas eleitorais, quesão manifestamente incapazes de serem cumpridos e também legitimar e cobrir os crimes económicos que praticou, em tão pouco tempo de governação e, pelos vistos, propenso a continuar a praticar”.

O Fórum de Partidos Republicanos exigiu do Ministério Público a tradução à justiça dos autores morais e materiais do ato que considera “hediondo, bárbaro e criminoso”, perpetuado com a colaboração ativa de políticos.

Aos guineenses, o fórum apela para que se abstenham de práticas que visem criar mais sofrimento do povo, porque “qualquer ato desta natureza traz enormes estragos à imagem do país a nível internacional, destruindo o brutal esforço consentido nos últimos anos para recolocar a Guiné-Bissau numa plataforma de reservado acesso ao concerto das Nações”. 

“Não podemos deixar que um grupo cujos interesses inconfessos fazem regredir a imagem do nosso país aos tempos em que os países e muitos decisores mundiais tinham da nossa terra, como um país altamente instável, afastando, desta forma, os necessários investimentos estrangeiros no nosso país”, insistiu Lesmes Monteiro, reafirmando o apoio incondicional dos partidos políticos que integram o fórum ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló. 

“Manifestamos a nossa solidariedade ao povo guineense, aos magistrados do Ministério Público, ao Procurador Geral da República e a toda a estrutura da Polícia Judiciária, bem como a todos aqueles que se encontravam nas instalações da PJ, quando ocorreu o assalto da Guarda Nacional”, concluiu.

Refira-se que fazem parte do Fórum dos Partidos Republicanos 17 partidos sem assento parlamentar, com a exceção da Assembleia de Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau, liderado pelo antigo primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian.

 

Por: Tiago Seide

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *