O Sport Bissau e Benfica abriu esta quinta-feira 07 de dezembro de 2023, o Campeonato Nacional de Futebol “Guines-Liga” da época desportiva 2023/2024 na Guiné-Bissau, com um triunfo em casa frente aos Arados de Nhacra, por 3-1.
A partida começou com um atraso de mais de 30 minutos no Estádio Lino Correia em Bissau, devido à chegada tardia das forças de segurança.
As Águias da Guiné-Bissau foram mais fortes e venceram a partida frente à formação nortenha de Nhacra.
Os primeiros 15 minutos da partida assistida por vários dirigentes da Federação de Futebol do país (FFGB), foram totalmente equilibrados e sem grandes lances de perigo para as duas equipas.
Cumpridos os primeiros 20 minutos do jogo, os encarnados assumiram o controlo da posse de bola, criando lances de ataque à baliza adversária, que tinha entrado melhor nos primeiros 8 minutos da partida da competição organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).
Aos 22 minutos, o extremo do Benfica, Sidraque, abriu o marcador. Após um bom cruzamento do seu colega pela direita, como atacava, limitou-se a colocar a bola no fundo da baliza contrária.
Depois do golo das Águias, a formação dos Arados de Nhacra teve uma quebra total, perdendo bolas constantemente no meio do campo a favor do Benfica.
Aos 35 minutos, os encarnados ampliaram o marcador, fazendo o seu segundo golo no desafio assistido pelo presidente da FFGB, Carlos Alberto Mendes Teixeira “Caíto”.
O segundo tento do Benfica foi marcado por intermédio de Júnior Insumbo, camisola 10 do clube, na sequência de um contra-ataque e a primeira parte terminou como o Benfica em vantagem no marcador.
Na segunda parte, a formação nortenha entrou com a mesma postura que terminou a primeira, entregando o jogo ao adversário, enquanto os encarnados continuavam a controlar o domínio da bola em busca de aumentar a vantagem.
Aos 54 minutos, o jovem Júnior Insumbo bisa na partida e o Benfica faz o seu terceiro golo.
Após o terceiro golo da equipa encarnada, o treinador do Benfica fez duas alterações no jogo. A partir deste momento a formação de Nhacra subiu de rendimento, criando lances para golos.
O jovem Aldair Gomes, que saiu do banco, fez o único golo de Nhacra, aos 69 minutos do encontro.
A formação de Nhacra, vila que fica a escassos km de Bissau, controlou o jogo nos últimos 20 minutos, mas os seus jogadores não souberam aproveitar as oportunidades.
Apesar do rendimento da equipa, o resultado terminou com o triunfo encarnado nesta partida da primeira jornada da Guines-Liga.
Na última época, o Benfica ficou em segundo lugar do campeonato nacional, atrás do FC Canchungo, que foi campeão.
Os Lobos de Canchungo, que além do campeonato, também conquistaram a Taça da Guiné. Na abertura da época desportiva venceram a Supertaça frente ao CupelumFC.
No final do jogo, o treinador do Benfica, Romualdo José da Silva “Aldo”, mostrou-se satisfeito, mas lamentou a quebra da equipa a partir dos 60 minutos de jogo.
Conhecido entre amigos por Aldo, o treinador das Águias, afirmou que o clube vai lutar pelo título e pela taça da Guiné nesta presente época desportiva.
Por seu turno, o treinador dos Arados de Nhacra, Rui Aguido Djaló “Alfadjo”, lamentou a derrota e reconheceu que entrou mal na partida, nomeadamente na primeira parte.
Segundo a explicação do técnico, foram falhas de concentração e de comunicação entre os seus pupilos que permitiram ao Benfica fazer os dois primeiros golos no desafio.
O jovem extremo do Benfica, Sidraque, foi o autor do primeiro golo desta edição da Guines-Liga da época desportiva 2023/2024.
O atleta foi um dos melhores jogadores em campo nesta partida frente ao Arados de Nhacra.
O médio centro do Benfica, Júnior Insumbo é o melhor marcador do Campeonato Nacional neste momento com dois golos.
A primeira jornada prossegue esta sexta-feira, 08 de dezembro, com o jogo entre os Portos de Bissau frente aos Balantas de Mansoa, no Lino Correia em Bissau.
No Sábado, a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) defronta o Flamengo de Pefine. O Clube Desportivo Recreativo de Gabú recebe a visita do Binar FC, o FC Pelundo desloca-se à cidade de Canchungo, para defrontar a formação local.
Em São Domingos, a equipa local recebe a visita do FC Sonaco. Em Bula, a formação local recebe o histórico Sporting Clube de Bafatá.
A jornada fecha no domingo, com o jogo entre FC Cuntume o Sporting Clube da Guiné-Bissau.
A Liga Guineense dos Clubes de Futebol (FGCF) assegurou que o Campeonato Africano da Nações (CAN’2023), que se realizará no início do próximo ano na Costa do Marfim, não vai comprometer a realização do Campeonato Nacional de Futebol da época desportiva 2023-2024, de janeiro a fevereiro de 2024.
Contudo, a LGCF promete protelar as datas dos jogos da Seleção da Guiné-Bissau durante a 34ª edição da competição que terá lugar, pela primeira vez, após 40 anos, na Costa do Marfim.
Por: Alison Cabral



















