Figura da semana: ALFA CANTÉ NOMEADO ESTILISTA DO ANO NOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

O estilista guineense, Alfa Canté, foi nomeado estilista do ano a nível dos países de língua portuguesa, na quarta edição da Gala de Globos de Moda 2023 realizada em Lisboa, capital de Portugal. A Gala Globos de Moda premiou vários profissionais internacionais de moda, num jantar de gala em Lisboa.

“É o resultado de um trabalho duro, que amo fazer e vou continuar a fazê-lo para elevar ainda mais o talento guineense no mundo”, disse.

BIOGRAFIA

Alfa Umaro Canté nasceu no dia 15 de outubro de 1980, na cidade de Bula, região de Cacheu, norte da Guiné-Bissau. Teve uma passagem pela Dinamarca, onde fez, no ano 2008/2009, o curso de Estilismo – Design de Moda e Costura.

Fashion Canté é uma marca conceituada na Guiné-Bissau e nos países da sub-região. A iniciativa de ser estilista e a paixão pela moda vêm desde criança. Aos dez anos de idade, em Bula, Alfa Canté aprendeu a sua arte com um costureiro chamado Tio Tcherno. Mais tarde, deixou a sua terra natal para vir estudar em Bissau.

Em 2004 emigrou para Portugal à procura de melhores condições de vida. Em 2011 abriu uma loja na Guiné-Bissau com o nome Fashion Canté e no mesmo ano criou outra alfaiataria também com o mesmo nome. A prosperidade de Canté começou em 2013/2014, altura em que começou a ter maior aderência de clientes, que começaram a acreditar no seu trabalho.

Foi considerado melhor estilista da África-zona UEMOA em 2015 e no mesmo ano participou no Fashion Weekend Gâmbia. Com reconhecida qualidade na Europa, participou no evento Fashion África no solo luso, em 2017. Em 2020 participou no FIMA, pela segunda vez. Em 2021 participou na Gâmbia no festival de moda “Fashion” e foi designado como um dos melhores designers pelo Best of Guiné Bissau.

Por: Epifânia Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *