Guines-Liga: BENFICA ASSUME A LIDERANÇA E BAFATÁ SOMA QUARTA VITÓRIA CONSECUTIVA

O vice-campeão nacional, o Sport Bissau e Benfica, assumiu a liderança isolada do Campeonato Nacional da primeira divisão ‘Guines-Liga’, época desportiva 2023-2024, após a conclusão da nona jornada da prova, nesta segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024.

As Águias, que empataram frente ao Nuno Tristão FC Bula 0 a 0, no reduto do adversário, abortaram uma serie de quatro vitórias consecutivas na Guines-Liga e estão agora no top da tabela classificativa com 21 pontos.

Embora tenha empatado na sua deslocação a Bula, o Benfica conseguiu assumir a liderança, depois da derrota do campeão nacional, FC Canchungo, diante do Clube Desportivo e Recreativo de Gabú.

Os encarnados orientados pelo seu antigo jogador, Romualdo José da Silva “Aldo”, continuam a ser o único clube que ainda não perdeu no Campeonato Nacional da primeira divisão. 

Em nove jogos realizados, a formação liderada por Wilson Pereira Batista venceu 6 jogos e empatou três.

O Benfica, que esta a realizar uma boa  época, estando agora à frente da classificação, continua a ter dificuldades em vencer os seus jogos no interior do país. 

Na sua deslocação às cidades de Gabú e Bula, o Benfica empatou os dois jogos com estas duas formações sediadas no interior da Guiné-Bissau.

Com este empate frente ao Bula, o Benfica lidera a classificação com 21 pontos, enquanto Nuno Tristão FC Bula tem agora oito.

Nos restantes jogos da nova jornada da Guines-Liga, o Sporting Clube de Bafatá somou a quarta vitória consecutiva na competição.

Após as vitórias na sexta, na sétima e na oitava jornadas, a equipa leonina de Bafatá orientada pelo experiente treinador Infamara Dabó ‘Vando’, venceu em casa o Sporting Clube da Guiné-Bissau por 3 a 0, em partida da nona jornada.

Segundo os relatos da imprensa desportiva local, os golos de Sporting Clube de Bafatá foram marcados por Elvis Gomes, que bisou na partida e Ussumane Camará. 

Com esta vitória, o Sporting Clube de Bafatá tem agora 13 pontos, enquanto Sporting Clube da Guiné-Bissau mantém-se com 14 pontos.

Em Canchungo, a formação local, campeã em título, foi derrotada pelo Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, por 2 a 1, em partida realizada no campo de Pandim, recinto onde Canchungo tem realizado os seus jogos na sequência da reabilitação do Estádio local.

Os Lobos de Canchungo conheceram a primeira derrota e deixaram escapar a  liderança a favor do seu direto adversário na luta pelo título, o Benfica.

O FC Canchungo entrou melhor no jogo e abriu o marcador por intermédio de Máma, aos 15 minutos da partida. 

Volvidos 5 minutos, a formação do Clube Desportivo e Recreativo de Gabú restabeleceu a igualdade por intermédio Quenedi.

Antes do fim da primeira parte, a formação do leste da Guiné-Bissau fez o seu segundo golo por intermédio de Sáda, na sequência de um pontapé de canto e fechou o placard.

Com este resultado, o FC Canchungo perdeu a liderança da prova com 20 pontos em detrimento do Benfica, enquanto que o Desportivo de Gabú tem agora 12 pontos na Guines-Liga.

Em São Domingos, norte do país, a formação que fica na fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, empatou frente ao Binar FC  a zero bolas.

A imprensa desportiva local relatou que os Tigres de São Domingos foram superiores ao adversário, mas não souberam aproveitar as oportunidades para fazer golos e consentiram um empate.

Com este empate, a formação do Binar FC tem agora 11 pontos, enquanto os Tigres de São Domingos têm 10 pontos na tabela classificativa, após a conclusão da nona jornada da Guines-Liga.

Em Bissau, o novo treinador do FC Cuntum, Mamadu Seide, conseguiu somar a sua primeira vitória frente aos Portos de Bissau. Os Cavalos Brancos de Cuntum venceram os Portos de Bissau por 3 a 1.

Após a derrota na semana frente à União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), a formação dos Portos de Bissau, voltou a perder nesta jornada, somando duas derrotas consecutivas na competição.

Com esta derrota, os Portos de Bissau continuam com 14 pontos, perdendo a oportunidade de aproximar-se à  liderança, enquanto os Cavalos Brancos de Cuntum têm agora 09 pontos na tabela classificativa.

Em Mansoa, a formação local empatou frente ao Flamengo do Pefine FC nesta nova jornada da Guines-Liga.

Foi uma partida entre duas equipas aflitas na tabela classificativa, estando na posição de  descida.

Depois do empate frente ao Sporting Clube da Guiné-Bissau, o histórico clube dos Balantas de Mansoa somou mais um ponto nesta jornada, mas continua na zona crítica da tabela com 05 pontos, estando à frente do Flamengo de Pefine, que tem 03 pontos.

As direções das duas equipas estão a ser  criticadas fortemente pelos adeptos e associados pela gestão dos respetivos clubes.

O presidente dos Balantas de Mansoa, Bernd Glazinski, apresentou recentemente o seu pedido de demissão aos associados devido à situação interna do clube.

No leste da Guiné-Bissau, o FC Sonaco recebeu e derrotou a formação dos Arados de Nhacra por 1 a 0. Embora tenha sido uma partida equilibrada, a formação local teve sorte,  faturou os precisos três pontos e  os Arados de Nhacra somam a segunda derrota consecutiva na Guines-Liga.

Perante uma boa assistência do público, as duas equipas proporcionaram um grande nível de futebol, com contra-ataques rápidos e lances de perigo criados contra as duas balizas. 

O único golo da partida foi marcado por intermédio de Samba Baldé, aos 25 minutos do jogo.

Com este triunfo, FC Sonaco chega aos 10 pontos, enquanto os Arados de Nhacra, mantêm-se com 12 pontos na tabela classificativa.

Em Pelundo, a equipa local recebeu a visita da UDIB e foi derrotada por 1 a 0, perdendo assim a oportunidade de se  aproximar do vice-líder do campeonato, o FC Canchungo, e acabou por perder o terceiro lugar a favor da UDIB.

Foi uma partida de futebol bastante equilibrada com lances de golos para ambas equipas, mas a formação orientada por Bentem Culubali teve mais sorte no capitulo de finalização.

O único golo do jogo foi marcado por Bacari Sissé, aos 18 minutos, num fulminante remate fora da área. Após a vitória, a UDIB tem agora 18 pontos, enquanto, o FC Pelundo continua com 16 na tabela classificativa.

Segundo apurou a seção desportiva do Jornal O Democrata, com o termino do Campeonato Africano das Nações de Futebol (CAN’2023), a Guines-Liga vai voltar a decorrer no seu calendário normal.

O Campeonato da Segunda Divisão vai arrancar este fim de semana que se avizinha, devido em duas séries.

Resultados completos da nova jornada da Guines-Liga:

Sonaco 1 Nhacra 0

Bula 0 Benfica 0

Canchungo 1 Gabu

Mansoa 0 Pefine 0

Bafata 3 Sporting 0

São Domingos 0 Binar 0

Cuntum 3 Portos de Bissau 1

Pelundo 0 UDIB 1

Classificação:

1 – Benfica tem 21 pontos,

2 – Canchungo tem 20 pontos,

3 – UDIB tem 18 pontos,

4  – Pelundo tem 16 pontos,

5 – Sporting tem 14 pontos,

6 – Portos de Bissau tem 14 pontos,

7 – Bafatá tem 13 pontos,

8 – Gabú tem 12 pontos,

9 – Nhacra tem 12 pontos,

10 – Binar tem 11 pontos,

11 – São Domingos tem 10 pontos,

12 – Sonaco tem 10 pontos,

13 – Cuntum tem 09 pontos,

14 – Bula tem 08 pontos,

15 – Mansoa tem 5 pontos,

16 – Pefine tem 3 pontos

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *