Guines-liga: CANCHUNGO VENCE SÃO DOMINGOS E FICA A UM PONTO DO BENFICA 

O FC Canchungo, campeão em título, venceu em casa os Tigres de São Domingos, por 2 a 0, em partida da 13ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão “Guines-Liga” e reduziu para um ponto a distância para o Sport Bissau e Benfica que empatou 1 a 1 em Mansoa.

Os Lobos de Canchungo, que empatou na semana passada em Bissau frente ao líder da competição, o Benfica, conseguiu três pontos nesta jornada na luta pela conquista do título nacional com as Águias.

Segundo relatos da imprensa desportiva local, os rapazes orientados pelo experiente técnico, João Dembi “Casaco”, foram superiores ao seu adversário, os Tigres de São Domingos, e venceram a partida perante os seus adeptos.

Os golos de Canchungo foram apontados por Mama, que foi o homem do jogo entre as duas equipas da região de Cacheu. A formação de São Domingos, que está na zona crítica da tabela classificativa, tem demonstrado enormes dificuldades para vencer jogos fora do seu reduto.

Nos últimos dois jogos realizados fora da sua casa, o clube nortenho saiu derrotado. Além de isso, não venceu também os últimos três jogos.

Com este triunfo em casa, o FC Canchungo tem agora 28 pontos na tabela classificativa desta edição de Guines-Liga 2023/2024, enquanto os Tigres de São Domingos mantêm-se com os seus 14 pontos na classificação.

Nos outros jogos da 13ª jornada realizados entre sábado e domingo, 09 e 10 de março, nos diferentes campos do país, o Sport Bissau e Benfica voltou a empatar nesta jornada e permitiu ao FC Canchungo encurtar a liderança na tabela classificativa.

O Benfica, que é o único clube que ainda não conheceu o sabor da derrota na presente época desportiva, deslocou-se a cidade de Mansoa e empatou com a formação local 1 a 1, no sábado último.

A partida realizada no Estádio Corca Sow não começou nada bem para o líder da tabela classificativa, porque o Clube de Futebol os Balantas de Mansoa abriu o marcador nesta partida. Além de isso, a formação orientada por Aldo não realizou um bom jogo frente uma equipa que esta no ultimo lugar da tabela classificativa.

Apesar de apresentar um bom nível de futebol há vários anos, o Benfica sempre sente dificuldades de vencer os seus jogos fora de Bissau, embora esta época já tenha vencido no reduto do Pelundo.

Em relação ao seu adversário, o Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, um dos históricos clubes nacionais continua em crise de resultados, numa altura em que faltam dois jogos para o fecho da primeira volta do campeonato nacional.

Em 13 jogos disputados na Guines-Liga na presente temporada, o Mansoa perdeu 8, empatou 4 e venceu somente um. Com este empate frente ao Benfica, a formação nortenha continua tem 7 pontos na tabela classificativa.

Já o Benfica continua na liderança da tabela classificativa com 29 pontos, seguido de Canchungo com 28.

Em Bissau, o clube com maior número de campeonatos ganhos, o Sporting Clube da Guiné-Bissau está imparável na competição nos últimos jogos. A formação leonina orientada pelo experiente treinador guineense, Pedro Dias, venceu os seus últimos quatros jogos, somando 12 pontos que lhe permitiram subir ao terceiro lugar da tabela classificativa, ultrapassando a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB).

Nesta partida da 13ª jornada realizada no Estádio Lino Correia em Bissau, os Leões bateram o Flamengo de Pefine por 3 a 1, em jogo com pouco adeptos nas bancadas.

Os golos de Sporting foram apontados por intermédio de Tiago Belmiro, Aliu Djau e Ibrahim Seide, que fez autogolo. O único tento de Flamengo de Pefine foi marcado por intermédio de Bubacar Bodjam, na conversão de uma grande penalidade.

Após três jogos sem perder, o Flamengo de Pefine voltou a perder nesta jornada e continua no fundo da tabela com os mesmos pontos com os Balantas de Mansoa, ambos com 7 pontos.

Já o Sporting Clube da Guiné-Bissau tem agora 24 pontos na classificação, estando a 5 pontos da liderança.

Em Pelundo, a formação local, que iniciou a época com bons resultados, não vence há 5 jogos consecutivos, embora empatasse três e perdesse dois. As duas derrotas foram todas em casa, uma situação que preocupa bastante a Direção do clube nortenha.

Após empate na semana passada no reduto dos Tigres de São Domingos 0 a 0, o FC Pelundo foi derrotado no ultimo sábado por Nuno Tristão FC Bula por 2 a 0, peranteum numero considerável dos seus adeptos.

Segundo relatos da imprensa local, foi uma partida que foi dominada pela formação adversária durante a maior parte do jogo, o que lhe permitiu somar três pontos. Com esta vitória, a equipa de Bula tem agora 15 pontos na tabela classificativa, ultrapassando clubes como o Sporting Clube de Bafatá, FC Sonaco e Tigres de São Domingos.

Já o FC Pelundo, que embora esteja nos lugares cimeiros da tabela classificativa, mantém-se com 18 pontos e foi igualado pelo FC Cuntum nesta 13ª jornada da Guines-Liga da presente época.

Em Bafatá, segunda capital da Guiné-Bissau, a formação local mergulhou em crise interna que motivou a demissão do treinador Infamara Dabó, “Vando”, que foi determinante para a permanência do Sporting Clube de Bafatá na primeira divisão.

“Mister Vando”, como é conhecido no mundo de futebol, justificou a demissão em como não estava a sentir-se valorizado no clube pelos próprios jogadores.

Os leões de Bafatá somam 4 derrotas consecutivas na Guines-Liga e estão agora na zona critica da tabela classificativa.

Já o seu treinador recebeu a visita de FC Cuntum e foi derrotado por 2 a 0, perante os seus adeptos no campo Inum Embaló. A formação sediada no bairro de Cuntum esta imparável nos últimos 5 jogos consecutivos da prova.

Os Cavalos Brancos de Cuntum, nos últimos 5 jogos, conseguiu angariar 11 pontos que lhe permitiram fazer 17 pontos na tabela classificativa desta competição, enquanto a formação de Bafatá mantém-se com 13 pontos.

No leste da Guiné-Bissau, o FC Sonaco, que foi uma das equipas sensações do campeonato nacional nas duas ultimas épocas, está atravessar esta época uma crise deresultados positivos. A formação do leste do país está numa zona critica da tabela classificativa.

O FC Sonaco não venceu os seus últimos quatros jogos. Depois dos empates com o Sporting Clube da Guiné-Bissau, Flamengo de Pefine e a derrota na semana passada perante o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, que voltou novamente a somar novo empate nesta 13ª jornada.

A formação de Sonaco recebeu e empatou 1 a 1 com a UDIB, nesta partida realizada no sábado ultimo perante o público e amantes de futebol. A UDIB, que na semana passada venceu por 5 a 1 ao Sporting Clube de Bafatá, tem apresentado dificuldades em vencer os jogos foram de Bissau.

Não soube aproveitar o empate do Benfica em Mansoa para reduzir a vantagem em relação ao líder da tabela classificativa e acabou ser ultrapassado pelo Sporting Clube da Guiné-Bissau nesta 13ª jornada da competição.

Com este empate, a UDIB tem agora 23 pontos na tabelas clas, enquanto, a formação do FC Sonado tem agora 13 pontos.

Em Nhacra, nos arredores de Bissau, a formação local travou nesta 13ª jornada o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, que vem de 4 vitorias consecutivos da Guines-Liga.

Em partida realizado no setor de Nhacra, os Arados de Nhacra, que mergulhou  em crise de resultados nas últimas jornadas da Guines-Liga e não venceu os últimos 6 jogos da prova, conseguiu somar um ponto frente contra esta equipa de Gabú, considerada um dos candidatos ao titulo nacional.

Foi uma partida de futebol equilibrada entre as duas equipas, mas ficou marcada com enormes críticas ao trabalho da equipa de arbitragem, embora acabasse em empate 0 a 0 entre as duas equipas. No final do jogo, o presidente dos Arados de Nhacra, Mamadu Serifo Djaló “Djidji”, mostrou-se crítico ao trabalho dos árbitros e afirma que não haverá progresso no futebol nacional.

“Nao haverá progresso no futebol guineense, com arbitragem que se vende”. A Liga Guineense dos Clubes de Futebol e a Federação de Futebol que assumam as suas responsabilidades”, disse.

Com este empate, o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú tem agora 21 pontos na tabela classificativa, enquanto, a formação dos Arados de Nhacra faz 15 pontos.

A 13ª jornada da Guines-Liga encerra hoje a tarde com o jogo entre Binar FC com os Portos de Bissau no estádio Lino Correia em Bissau. As duas vieram de resultados diferentes na semana passada, o Porto de Bissau empatou 1 a 1 com a Bula e Binar FC foi derrotado pelo Sporting Clube da Guiné-Bissau por 4 a 1.

Os resultados já conhecidos desta 13ª jornada da Guines-Liga:

Mansoa 1 Benfica 1

Canchungo 2 São Domingos 0

Sporting 3 Pefine 1

Sonaco 1 UDIB 1

Bafatá 0 Cuntum 2

Nhacra 0 Gabú 0

Pelundo 0 Bula 2

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *