GOVERNO GUINEENSE E A EMBAIXADA DOS EUA ANALISAM DESAFIOS DE TRÁFICO DE DROGAS E DE SERES HUMANOS

O Embaixador dos Estados Unidos da América para a Guiné-Bissau e o Senegal, Michael Raynor, revelou ter analisado com o ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé, os desafios ligados ao tráfico de drogas e de seres humanos.

À saída do encontro com o governante guineense, o diplomata norte-americano disse ter abordado também,com Botche Candé, a definição de mecanismos essenciais sobre o respeito às regras democráticas e as liberdades fundamentais dos direitos humanos.

Reconheceu que num mundo democrático sempre há faculdades entre garantir as liberdades fundamentais das pessoas, a paz e a segurança e “ministério do Interior não foge à regra, porque percebemos que tem sido um dos seus desafios”.

“Há necessidade de o país defender certos princípios para lavar a imagem do país e proteger a sua reputação e vamos trabalhar juntos nessa matéria. Hoje, é o início de um longo caminho a percorrer, trabalhar pelo bem-estar da Guiné-Bissau e estreitar as nossas relações bilaterais”, assegurou.

Michael Raynor disse ter ficado satisfeito por ter sido convocado pelo ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé, para analisarem as oportunidades, os desafios, as prioridades do governo e a forma como poderão trabalhar para ultrapassar vários problemas que o país enfrenta em diferentes setores.

Botche Candé recebeu igualmente esta sexta-feira o novo embaixador da vizinha República da Guiné-Conacri, Eduard Théa, que foi rogar ao ministro do Interior no sentido de assegurar-lhe e garantir a segurança à comunidade do seu país na Guiné-Bissau.

“Onde há duas ou mais pessoas, não podemos evitar que surjam pequenas diferenças e conflitos e sozinho não serei capaz de fazê-lo, por isso vim pedir apoio das autoridades deste país a ajudarem a controlar o meu povo. Confesso que fiquei satisfeito por saber que o ministro Botche Candé é uma pessoa com larga experiência em matéria de governação e de segurança”, enfatizou.

Por: Filomeno Sambú 

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *