Guines-Liga: TREINADOR DO BENFICA, “ALDO”, FAZ HISTÓRIA TERMINANDO A PRIMEIRA VOLTA DA PROVA SEM DERROTA

O treinador do Sport Bissau e Benfica, Romualdo José da Silva, “Aldo”, fez história no último fim de semana terminando a primeira volta do Campeonato Nacional da primeira divisão de futebol “Guines-Liga” da época desportiva 2023-2024 sem derrotas.

Os Encarnados viajaram até ao leste da Guiné-Bissau e venceram o FC Sonaco no seu reduto por 2 a 0 em partida da décima quinta jornada, que permitiu o seu treinador Romualdo José da Silva “Aldo” conseguir este feito inédito no futebol nacional.

A cumprir a segunda época como treinador do clube liderado por Wilson Pereira Batista, o treinador guineense disputou 15 jogos da Guines-Liga, venceu 10 e empatou 5 partidas da competição, o que lhe permitiu estar na frente da tabela classificativa da prova com 35 pontos.

Entres 15 clubes da Guines-Liga que o Benfica defrontou, apenas 5 conseguiram travar o clube nesta primeira volta da competição organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), nomeadamente o Sporting Clube da Guiné-Bissau, o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, o FC Canchungo, o Nuno Tristão FC Bula e o Clube de Futebol os Balantas de Mansoa.

Apesar de o clube não ter sido derrotado na primeira volta da prova, a maioria dos pontos foi conseguida no Estádio Lino Correia em Bissau. Em partidas realizadas no interior do país, o Benfica somente conseguiu vencer no recinto do FC Pelundo e no do FC Sonaco, o que mostra claramente que o clube tem dificuldade em vencer no interior da Guiné-Bissau.

Em 15 jogos realizados, o clube orientado por “Aldo”, vulgarmente como é conhecido o treinador, marcou 26 golos e sofreu 8. Vários dos seus jogadores foram destaques nesta primeira volta da prova, nomeadamente o guardião Ricardinho Té “Oblak”, Abú Queita, Bá, Tidjane Badjana e Adulai Gimenez.

O jovem avançado Adulai Gimenez, é um dos melhores marcadores da competição com 7 golos. Ele marcou o segundo golo do Benfica na última jornada frente ao Sonaco no tempo extra da partida.

Ouvido pela secção desportiva do Jornal O Democrata esta segunda-feira, 25 de março de 2024, Aldo, mostrou-se satisfeito por alcançar este êxito na sua curta carreira como treinador. Contudo, realçou o apoio da Direção do Clube e os jogadores que permitiram o Benfica terminar a primeira volta sem derrota.

“É com grande alegria e satisfação que conseguimos este êxito. No futebol, quando há erros do passado, você tenta corrigir o que se passou mal. Cometemos alguns erros na época passada e decidimos juntamente com a Direção do Clube e delineamos o objetivo do presente que é lutar pela conquista do título nacional”, disse.

Segundo explicações do treinador, na época passada na primeira volta da Guines-Liga, o Benfica perdeu 17 pontos e na primeira volta da presente época desportiva o clube perdeu 10 pontos.

Embora faltassem ainda 15 jogos para disputar na segunda volta da prova, Aldo assegurou que o clube vai mesmo lutar pela conquista da Guines-Liga e da Taça da Guiné em futebol.

O clube que está de luto na sequência do desaparecimento do seu diretor técnico, Romão dos Santos, vai iniciar a segunda volta do campeonato no próximo sábado. As Águias vão deslocar-se até ao setor de Nhacra para defrontar a formação local.

Aldo, que foi jogador do Benfica, foi contratado na época passada pela direção clube para substituir, na altura,Bentem Culubali que agora trabalha na União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB).

Numa altura em que falta apenas realizar um jogo em atraso da décima quarta jornada entre o Nuno Tristão FC Bula e o FC Canchungo, o atual campeão nacional, tem sido uma competição bem equilibrada nesta primeira volta.

O Lobo de Canchungo, que venceu no último fim de semana em casa os Portos de Bissau, por 1 a 0, é o vice-líder da competição e um dos diretos perseguidores do Benfica. A formação nortenha iniciou de melhor forma o campeonato, mas após 5 jogos houve quebra da equipa.

Pelundo, a formação orientada por João Dembi “Casaco”, tem 31 pontos na tabela classificativa e menos um jogo, enquanto os Portos de Bissau mantêm-se com 19 pontos. Os Estivadores não venceram os últimos dois jogos da Guines-Liga.

Outras equipas em destaque nesta primeira volta da Guines-Liga são o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, a UDIB e o Sporting Clube da Guiné-Bissau, que estão nos lugares cimeiros da competição. 

Nesta décima quinta jornada, a equipa de Gabú empatou 1 a 1 frente ao Flamengo de Pefine e perdeu a oportunidade de aproximar-se do Canchungo.

Com este empate frente ao Flamengo de Pefine, a formação de Gabú tem agora 26 pontos na tabela classificativa, enquanto a formação de Pefine, que está agora no último lugar da tabela, tem 10 pontos.

Por seu turno, a UDIB, que perdeu na semana passada frente aos Arados de Nhacra em casa, voltou a perder nesta décima quinta jornada da Guines-Liga, somando duas derrotas consecutivas na prova. Em partida realizada no Estádio Lino Correia, a UDIB foi derrotada pelo Sporting Clube da Guiné-Bissau 1 a 0 e foi ultrapassada pela equipa leonina na tabela classificativa.

Após a conclusão desta jornada, a UDIB continua com 24 pontos, enquanto o Sporting Clube da Guiné-Bissau subiu agora para o terceiro lugar com 27 pontos.

Em relação às equipas no meio da tabela, o destaque para as formações de Bula, FC Cuntum, Sonaco, Pelundo e Binar FC. A formação do FC, que perdeu esta jornada frente ao líder da prova e mantém-se com 16 pontos na tabela. Enquanto, a formação dos Arados de Nhacra, que voltou às vitórias na semana passada, após 6 jogos sem vencer, empatou nesta décima quinta jornada frente ao FC Cuntum 0 a 0. Com este empate, os Arados de Nhacra têm agora 17 pontos.

Já o FC Pelundo, que não venceu os últimos 6 jogos da Guines-Liga, regressou às vitórias nesta jornada. Em partida frente ao Binar FC, os rapazes de Pelundovenceram por 2 a 1, sacudindo assim a pressão à volta da equipa. A formação nortenha está no sexto lugar da tabela com 20 pontos, enquanto o Binar FC mantém-se com 16 pontos, mas está na zona crítica da tabela classificativa.

O Nuno Tristão FC Bula, que tem um jogo atrasado no campeonato frente ao FC Canchungo, melhorou bastante nas últimas jornadas da competição, alcançado importantes pontos na luta pelo seu objetivo. A equipa sediada na cidade de Bula viajou até à região de Oio e venceu o Clube de Futebol os Balantas de Mansoa por 1 a 0, nesta décima quinta jornada da Guines-Liga, somando três pontos na tabela classificativa. Com este triunfo, a formação de Bula ultrapassou as equipas de Sonaco, Nhacra e Binar na tabela. O Nuno Tristão FC Bula tem agora 18 pontos na tabela classificativa, enquanto, o Clube de Futebol os Balantas de Mansoa, que venceu na semana passada no reduto dos Tigres de São Domingos, continua no penúltimo lugar da tabela com 10 pontos.

No outro jogo da décima quinta jornada das equipas aflitas entre o Sporting Clube de Bafatá e os Tigres de São Domingos, o jogo realizado no leste da Guiné-Bissau terminou com um empate por 1 a 1. As duas equipas estão em crise de resultados e estão apenas à frente de Mansoa e Pefine.

A formação leonina de Bafatá, que vive uma crise interna no clube, tem agora 14 pontos, enquanto os Tigres de São Domingos faz 15 pontos.

Na próxima quarta-feira, o Nuno Tristão FC Bula vai receber a visita do FC Canchungo para jogar o jogo em atraso da décima quarta jornada. Em caso da vitória de Canchungo, a formação nortenha vai a 34 pontos na tabela classificativa.

Os resultados completos da décima jornada da Guines-Liga:

Sonaco 0 Benfica 2

Canchungo 1 Portos de Bissau 0

Mansoa 0 Bula 1

Sporting 1 UDIB 0

Bafatá 1 São Domingos 1

Pelundo 2 Binar 1

Pefine 1 Gabú 1

Nhacra 0 Cuntum 0

A Liga Guineense dos Clubes de Futebol, entidade que organiza o Campeonato Nacional da primeira e segunda divisão, agendou hoje os jogos referentes à décima jornada da Guines-Liga, ou seja, os primeiros jogos da segunda volta da competição.

A jornada abre na próxima sexta-feira, com o jogo entre o Binar FC e o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú. O jogo será disputado no Estádio Lino Correia, uma vez que a formação de Binar tem realizado os seus jogos em Bissau devido aos problemas internos no clube.

Os restantes jogos serão disputados no sábado. O Flamengo de Pefine joga frente a UDIB, Sporting Clube da Guiné-Bissau joga diante FC Cuntum, Canchungo, campeão em título joga frente FC Pelundo e os Balantas de Mansoa recebem a visita dos Portos de Bissau.

No leste da Guiné-Bissau, FC Sonaco recebe a visita dos Tigres de São Domingos e Sporting Clube de Bafatá recebe em casa a visita de Nuno Tristão FC Bula.

O líder da prova, o Benfica desloca-se até Nhacra para defrontar a formação local. 

A LGCF decidiu marcar os jogos da competição entre sexta-feira e sábado devido a festa de Páscoa que se assinala no próximo domingo.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *