Opinião: CONSTRUIR O FUTURO COMPARTILHADO COM AMIZADE E COOPERAÇÃO

Em 10 de outubro de 2020, cheguei a Bissau e tornei-me o 13º Embaixador da China na Guiné-Bissau. Até agora, já tenho trabalhado aqui por 3 anos e meio. Este ano também marca o nono ano do meu trabalho na África. A estadia em Bissau é inesquecível e agradável na minha vida profissional no estrangeiro. Agora que estou prestes a terminar a minha missão e sair da Guiné-Bissau e África, sinto muito no meu coração.

Aqui, sinto a amizade que fica cada vez mais sólida com o passar do tempo. Antes da independêncida da Guiné-Bissau, os líderes da geração mais velha da China e da Guiné-Bissau já lançaram uma base sólida para a amizade entre os nossos dois países, tenho ouvido inúmeras vezes a parte guineense falar sobre esta história. Hoje em dia, esta amizade consta nas canções e recitações dos alunos da Escola de Amizade Sino-Guineense de Bafatá e Cacheu que me receberam quando fiz visita ao local, consta nos cantos e danças das mulheres quando visitei a Comunidade de Mulheres Horticultoras da Granja do Pessube, consta no espetáculo dos meninos do Liceu Nkrumah na minha Recepção de despedida. Ao longo de mais de 3 anos, tenho sentido repetidamente a simpatia e a bondade do povo guineense e a continuação da amizade que dura mais de meio século.

Aqui, testemunho o desenvolvimento das relações bilaterais. Ao longo de mais de 3 anos, a parte guineense tem apoiado firmemente na comunidade internacional o Conceito de Construção da Comunidade de Futuro Compartilhado para a Humanidade, as três iniciativas globais, bem como as outras iniciativas e posições propostas pela China, defendendo conjuntamente os interesses dos países em desenvolvimento. A parte chinesa tem realizado os Projetos como por exemplo a Autoestrada Bissau-Safim, o Porto de Alto Bantim, a Reparação da Sede da Assembleia Nacional Popular e do Salão de Conferência Internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros, tem implementados vários donativos alimentares emergente, tem enviado constantemente as equipas médicas, as missões técnicas agrícolas e equipas de cooperação económica a trabalhar aqui, tem promovido com sucesso a Guiné-Bissau a participar pela primeira vez na Exposição Internacional de Importação da China, injetando impulso na cooperação económica e comercial entre os dois países. Os resultados relevantes das cooperações têm recebido o apoio e reconhecimento forte da parte guineense.

Aqui, vi com os meus olhos próprios o desenvolvimento e prosperidade gradual da Guiné-Bissau. Foi no período de pandemia que cheguei a Bissau, a vitalidade do país tem crescido notavelmente durante a minha estadia aqui. Agora, muitos grandes supermercados estão abertos, o Bissau Velho conquistou um novo visual e a Avenida Amílcar Cabral foi reparada. No Carnaval, o povo guineense de todas as regiões fez espetáculos vivos e dinâmicos, e o desfile militar na cerimónia de celebração do 50º aniversário da independência da Guiné-Bissau demostra a robustez das forças armadas do país. Quando tive encontros com os Ministros do governo e os outros oficiais, sempre foram abordados assuntos sobre o desenvolvimento da Guiné-Bissau, que mostra a vontade e determinação firme de mudar a situação do país. Portanto, apesar dos desafios, estou a tomar uma perspectiva muito positiva sobre o futuro da Guiné-Bissau.

Como o bom irmão e bom parceiro da Guiné-Bissau, a China agora está a seguir a nova filosofia de desenvolvimento, promovendo integralmente a grande revitalização da nação chinesa com a modernização chinesa. Neste processo, a China tem proposto as três iniciativas globais e construído o plataforma de cooperação Uma Faixa e Uma Rota, sob o conceito de Construção da Comunidade de Futuro Compartilhado para a Humanidade. A China está disposta a continuar a apoiar o desenvolvimento dos países em desenvolvimento incluindo a Guiné-Bissau quando se desenvolve.

Se tudo correr bem, acredito que neste ano, a castanha de caju da Guiné-Bissau pode ser exportada para a China diretamente. A exportação de castanha de caju é apenas um ponto de partida, no próximo passo, vamos promover a exportação dos pescados da Guiné-Bissau para China. Queremos promover o desenvolvimento económico da Guiné-Bissau através da cooperação comercial, estamos disposta a providenciar oportunidades para a exportação dos produtos dos países em desenvolvimento incluindo a Guiné-Bissau com a grande demanda do mercado chinês.

Neste ano, a nova equipa médica, missão técnica agrícola e equipa de cooperação económica da China vão chegar à Guiné-Bissau sucessivamente, continuando a trabalhar nas áreas tradicionais de cooperação entre os dois países. Ao mesmo tempo, vamos reforçar as nossas cooperações na formação dos recursos humanos e tentar explorar as novas áreas de cooperação como a piscicultura e minas, acredito que as cooperações entre a China e a Guiné-Bissau têm maior potencial.

Neste momento de despedida, gostaria de agradecer ao Presidente da República Emabaló, ao governo e povo guineense pelos apoios fortes ao cumprimento da minha missão. Agradeço que na semana passada recebi a condecoração de S.E. Presidente da República que representa o alto reconhecimento ao meu trabalho. Em resumo, ao longo dos mais de 3 anos, sob os esforços conjuntos de ambas as partes da China e da Guiné-Bissau, tenho testemunhado o aprofundamento da amizade bilateral, a ampliação do âmbito das cooperações e a correspondência quanto aos conceitos de governança global. Também vi com os meus olhos próprios que, sob a liderança de S.E. Presidente da Repúbica, General Umaro Sissoco Embaló, e o governo da Guiné-Bissau, a Guiné-Bissau tem conquistado a estabilidade social, o crescimento económico e maior influência internacional. Acredito que no futuro, sob a liderança estratégica dos dois Chefes de Estado, as relações amistosas entre a China e a Guiné-Bissau vão entrar na nova era e alcançar mais êxitos.

Permitam-me fazer despedida convosco com este artigo.

Viva a amizade entre a China e a Guiné-Bissau!

Por: Guo Ce

Embaixador da República Popular da China

1 thought on “Opinião: CONSTRUIR O FUTURO COMPARTILHADO COM AMIZADE E COOPERAÇÃO

  1. Quero expressar minha profunda gratidão ao Embaixador Guo Ce pelo incansável trabalho dedicado ao fortalecimento das relações entre a China e a Guiné-Bissau, bem como pelo significativo contributo para o desenvolvimento de nossos países. Desejo-lhe toda a sorte em sua nova missão e que seus esforços continuem a trazer benefícios mútuos para ambas as nações.

    Estou confiante de que o próximo embaixador seguirá os passos do Embaixador Guo Ce e continuará a fortalecer os laços entre a China e a Guiné-Bissau. Desejo-lhe sucesso em sua nova missão e espero que as relações entre nossos países continuem a prosperar sob sua liderança.

    Etiandra Pinto Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *