PR Vladimir Putin: “RÚSSIA E A GUINÉ-BISSAU ESTÃO UNIDAS NOS MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DA AGENDA INTERNACIONAL”

O Presidente da República Federal da Rússia, Vladimir Putin afirmou esta quinta-feira, 09 de maio de 2024, que a Rússia e a Guiné-Bissau estão unidas nos métodos de resolução das questões da agenda internacional.

“As nossas posições são semelhantes relativamente ao fortalecimento da multipolaridade no mundo e na questão de segurança”, enfatizou o chefe do Kremlin, manifestando a vontade de ver essa relação mantida no concernente a assuntos importantes.

Putin falava durante a declaração conjunta com o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, no âmbito de um encontro mantido entre a delegação guineense e a da Rússia para analisar o estado de cooperação bilateral entre os dois países.  

Umaro Sissoco Embaló encontra-se de visita a Rússia, desde terça-feira, onde participou na celebração do dia da vitória, que se assinala a 9 de maio. Uma data em que os russos assinalam a vitória contra a Alemanha Nazi, durante a segunda guerra mundial. 

O Presidente da República Federal da Rússia, Vladimir Putin, manifestou às autoridades guineenses a vontade do seu governo aumentar a quota de bolsas de estudo atribuídas à Guiné-Bissau.

“A nível da cooperação no setor da educação, temos estudantes guineenses a estudarem aqui. Nós estamos dispostos a aumentar a quota de bolsas de estudo concedida à Guiné-Bissau”, anunciou o Presidente russo. 

Lembrou na sua declaração que o seu país fez grande contribuição na luta pela independência da Guiné-Bissau, bem como na restauração do Estado guineense e no desenvolvimento do seu potencial económico.

“Os laços entre os nossos países baseiam-se em tradições de longa data de amizade, princípios de igualdade e respeito mútuo”, disse o chefe de Estado russo, recordando, neste particular que este ano se celebram os 50 anos de aniversário da independência da Guiné-Bissau, que também “simboliza os 50 anos de estabelecimento da nossa relação diplomática”.

“Preservamos uma relação particular no reforço da cooperação com os países africanos. Facilitamos o perdão da dívida durante o fórum de São Petersburgo, Rússia e África, onde o Presidente esteve presente no ano passado de uma forma muito ativa”, contou, acrescentando que naquele fórum foram aprovados séries de documentos em conjunto, sobretudo o plano concreto de ação para o horizonte 2026. 

Revelou que o seu governo criou outro formato de diálogo que é a conferência ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África a nível de chefes de diplomacia, contudo diz esperar que o ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau também participe neste fórum, que se perspetiva para novembro deste ano.

Sublinhou que esta não é a primeira vez que o Presidente Embaló visita a Rússia, contudo salientou que o chefe de Estado guineense não efetuou ainda uma visita oficial ao seu país e, por isso, convidou-o para realizar uma visita oficial à Rússia a qualquer momento que pretenda.   

Por: Assana Sambú

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *