PTG E PRS PROCURAM APROXIMAÇÃO PARA CELEBRAR UM ACORDO POLÍTICO PARA AS LEGISLATIVAS DE NOVEMBRO

O Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG) dirigido por Botche Candé e o Partido da Renovação Social (PRS) representado  por Félix Bulutna Nandungue pretendem celebrar um acordo político de coligação no sentido de poder participar nas legislativas marcadas para 24 de  novembro deste o ano.  

A intenção foi tornada pública esta terça-feira, 10 de setembro de 2024, pelo líder do PTG, Botche Candé, depois do primeiro encontro entre as duas formações políticas, realizada em Bissau.

“Se o Partido dos Trabalhadores Guineenses e o Partido da Renovação Social fizerem uma frente única  podem tirar a Guiné-Bissau da situação em que se encontra neste momento”, afirmou.

Botche Candé disse que um dos  objetivos dessa futura aliança é  lutar  para vencer as eleições legislativas de novembro, assumir as  rédeas da governação, liderar  Assembleia Nacional Popular e no futuro apoiar um candidato a Presidente da República para tirar o país da situação atual.

Candé disse que existe algumas pessoas que  não querem o bem- estar do povo, razão pela qual têm estado a denegrir a imagem do país.

“Têm estado a fingir a boa imagem do país construída pelo Presidente da República. Tudo que têm dito não vai tirar o nosso foco, porque temos  um bom chefe de Estado com projetos concretos para desenvolver o país”, enfatizou.

Questionado se a futura coligação apoiará a reeleição do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló para um segundo mandato, Botche Candé disse que neste momento estão focados apenas nas legislativas e que esse assunto será decidido mais tarde.

Por seu lado, o presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Félix Bulutna Nandungué, disse que as eleições legislativas foram marcadas para 24 de novembro do ano em curso, por isso os dois partidos entenderam que é necessário criar condições de aproximação e unir esforços para os próximos embates eleitorais.

O líder do PRS informou que depois do primeiro encontro há sinais claros para a criação dessa coligação entre as duas formações políticas para as legislativas de novembro, porque ” apenas  com a união  o país poderá sair da situação em que se encontra neste momento”.

Acrescentou que os dois partidos estão abertos para receber outras formações políticas que julgarem oportuno fazer parte da nova família política.

“Portanto, em breve,  vamos anunciar a assinatura do acordo entre os dois partidos”, assegurou.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: AA

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *