Qualificação CAN’2025: GUINÉ-BISSAU PODE GARANTIR HOJE A QUALIFICAÇÃO DIANTE DE MOÇAMBIQUE 

As seleções da Guiné-Bissau e de Moçambique, duas seleções lusófonas, disputam esta tarde, em Bissau, a única vaga que resta no grupo I para garantir a qualificação no Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a realizar-se em Marrocos no próximo ano.

As duas seleções estão separadas por três pontos na tabela classificativa liderada pela seleção do Mali, que já garantiu o apuramento para a competição organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF) na jornada anterior, após a vitória em Maputo por 1 a 0 diante de Moçambique.

Os Mambas, como é conhecida a seleção de Moçambique, tem oito pontos na tabela classificativa e a Guiné-Bissau tem 5 , fruto de uma vitória e dois empates. 

As contas são simples de fazer para garantir a qualificação para o CAN entre duas seleções com ligações históricas. Os “Djurtus”, precisam da vitória para estar presente em Marrocos em 2025 e Moçambique precisa de um empate ou vitória.

A Guiné-Bissau e Moçambique estiveram presentes na última edição do CAN realizada na Costa do Marfim em 2023, agora estão determinadas para marcar presença novamente nestamaior competição de futebol africano em 2025.

Os Djurtus, que participaram nas últimas quatro edições consecutivas do CAN, mas nunca qualificaram-se para a fase seguinte. A Federação de Futebol do país (FFGB) decidiu mudar a equipa técnica tirando Baciro Candé e apostando em Luís Boa Morte, o técnico luso-são tomense.

Apesar de algumas melhorias nos aspectos organizacionais da Guiné-Bissau, a equipa continua a apresentar algumas dificuldades, nomeadamente no meio campo, onde Alfa Semedo, Bura e Janio Bikel continuam a não corresponder às expectativas dos adeptos. 

No capítulo do ataque, apesar da integração de Beto, a seleção nacional continua com enormes dificuldades em fazer golos. 

Para esta partida da sexta jornada, Boa Morte fez alterações na equipa da Guiné-Bissau em relação ao último jogo frente Eswatini, onde os Djurtus empataram a uma bola.

A grande novidade para este jogo diante de Moçambique é a inclusão de Augusto Dabó, jogador de Boavista de Portugal. Destaque vai ainda para o regresso de Jefferson Encada, que não jogou no jogo passado devido problemas burocráticos.

A partida terá início as 16h00 no estádio Nacional 24 de setembro, em Bissau e conta com a presença de várias personalidades ligadas ao futebol.

Os dois primeiros classificados de cada um dos 12 grupos apuram-se para a fase final do CAN. A Guiné-Bissau, com uma nova estrutura técnica, busca a quinta qualificação consecutiva para o CAN, uma vez que esteve presente nas últimas quatro edições desta prova, mas nunca apurou-se para fase seguinte.

O maior torneio africano de futebol disputa-se de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, em Marrocos.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *