Após a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) ter convencido o futebolista Beto, atualmente a representar os ingleses do Everton, a jogar pela Seleção Nacional, o organismo que tutela o futebol do país continua a trabalhar no sentido de convencer os futebolistas de origem guineenses que jogam nos principais clubes europeus para seguirem o caminho de Beto, de modo a jogarem pela Guiné-Bissau futuramente.
O órgão liderado por Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, pretende com esta iniciativa, colocar a disposição os melhores ativos a equipa técnica nacional liderada pelo técnico luso-santomense Luís Boa Morte, para os próximos jogos da Guiné-Bissau da zona africana para o Campeonato do Mundo 2026, a realizar-se no Canadá, México e EUA.
Neste sentido, uma equipa da FFGB, liderada pelo seu presidente, Caíto Teixeira, vulgarmente como é conhecido entre amigos, reuniu-se na segunda-feira, 14 de abril, em Bissau, com a mãe do futebolista hispano-guineense, Álvaro Djaló, com o objetivo de pedir apoio dos familiares para convencer o extremo que nasceu em Espanha a representar a Seleção Nacional nos próximos jogos da fase de qualificação para o maior torneio de futebol mundial a realizar-se no próximo ano.
Na sua intervenção ao TV Futebol Total, o presidente da FFGB, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, mostrou-se esperançoso numa resposta favorável do jovem jogador, mas alerta aos guineenses que é fundamental ter paciência neste processo, uma vez que Djaló não nasceu na Guiné-Bissau.
“Álvaro Djaló pode trazer uma nova imagem no seio da Seleção Nacional e para o país, porque a seleção é a única coisa que junta os guineenses. Por isso, a vinda de Álvaro Djaló vai minimizar muitos sofrimentos dos filhos da Guiné-Bissau e peço à senhora, na qualidade da mãe dele, que consiga levar esta mensagem para ele, porque é uma contribuição da sua parte enquanto filho deste país”, disse.
“Sempre temos que ter a paciência e nunca não podemos falar de um jogador que recusou representar a Guiné-Bissau, porque se um atleta recusar jogar pela seleção sempre terá as suas razões e motivos e ninguém tem o direito de fazer uma retaliação neste sentido. A única forma é continuar a ter paciência de forma paulatina, poderemos ter resultados palpáveis”, explicou Mendes Teixeira, numa mensagem dirigida para a mãe do jogador, Roguiato Djaló.
Segundo as explicações de Teixeira, o povo guineense está bastante ansioso para ver Álvaro Djaló envergar a camisola da Seleção Nacional futuramente, dando assim alegria enorme aos guineenses nos jogos dos “Djurtus”, como é conhecida a alcunha da Seleção Nacional. Embora espere resposta favorável de Djaló, o presidente da FFGB lembra que esta decisão somente cabe ao jovem atleta que joga na primeira liga espanhola de futebol.
Embora não tenha prestado declarações a TV Futebol Total, a mãe do jogador hispano-guineense, Roguiato Djaló, ficou satisfeita com esta iniciativa da FFGB e promete transmitir ao jogador a intenção do órgão.
Uma fonte da FFGB confidenciou ao Jornal O Democrata que, durante a reunião entre os dirigentes federativos e os familiares, um dos tios do jogador fez uma ligação telefónica com o Álvaro Djaló, onde transmitiu ao jovem jogador a pretensão da Guiné-Bissau contar com o seu serviço nos próximos jogos da Seleção Nacional.
A fonte federativa diz ainda que tudo corra bem, o extremo que joga no Athletic Bilbau pode ser umas novidades na lista dos convocados da Guiné-Bissau no mês de junho próximo que será divulgada pela equipa técnica nacional.
O Democrata sabe que nos próximos dias a mãe de Álvaro Djaló regressará a Espanha, onde vai ultimar os detalhes com o jogador que definirá se o extremo vai jogar pela Guiné-Bissau. Na sequência desta reunião em Bissau, uma equipa da FFGB vai viajar no mês de maio a Espanha com o propósito de reunir-se com Àlvaro Djaló.
Durante a estadia desta missão do órgão em Espanha para convencer Álvaro Djaló a representar a Seleção Nacional, a delegação vai ainda reunir-se com mais dois jovens futebolistas de origem guineense que jogam naquele país europeu. O Democrata sabe que um destes dois jogadores é o médio centro Tomás Mendes de apenas 20 anos de idade.
O jovem jogador, que nasceu em Espanha, joga atualmente na equipa B do Alavés e já realizou até ao momento 30 jogos no clube espanhol. Embora esteja na equipa B, Mendes realizou dois jogos na equipa principal do Alavés na época passada.
De salientar que Álvaro Djaló nasceu em Madrid e cresceu em Bilbau, jogando em clubes locais antes de tentar a sua sorte em Portugal. Tentou sorte no Sport Lisboa e Benfica e no Sporting Clube de Portugal, mas acabou por não convencer os dois clubes e seguiu para o Sporting de Braga onde conseguiu ficar.
Formado entre Begoña e SC Braga, Álvaro Djaló deu os primeiros passos no futebol sénior entre as equipas sub-23 e B dos bracarenses. Estreou-se pela equipa principal dos guerreiros em 2022/23 e, na temporada passada, conquistou a titularidade absoluta, registando 16 golos e 5 assistências, em 47 encontros realizados.
Após sete épocas em Braga, Djaló transferiu esta época desportiva 2024-2025 para o Athletic Bilbao, por 15,5 milhões de euros, que podem chegar aos 20,5 milhões de euros caso cumpra os objetivos.
Em Bilbao, na presente época desportiva que já está na reta final, o extremo já realizou 20 jogos e marcou apenas um golo em Espanha.
Por: Alison Cabral
















