MORREU O PAPA FRANCISCO, AOS 88 ANOS

O Papa Francisco morreu esta segunda-feira, 21 de abril de 2025, anunciou hoje o Vaticano, através do cardeal Kevin Ferrell. 

“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco”.

“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Sua igreja. Ele ensinou-nos a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão pelo seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino”, disse.

De recordar que, a 14 de fevereiro, Francisco foi internado na Policlínica Gemelli, em Roma, devido à bronquite. Dias depois,  Vaticano anunciou que o pontífice estava com uma infeção polimicrobiana do trato respiratório e, dias depois, com uma pneumonia bilateral. O pontífice teve alta a 22 de março e sabia-se que o seu estado de saúde era frágil.

No dia de ontem, domingo de Páscoa, o Papa apareceu na Praça de S. Pedro, no Vaticano, e deu a bênção Urbi et Orbi.

Os problemas de saúde nos últimos anos

Em 2024, Francisco passou também por algumas questões de saúde, com algumas gripes e infeções respiratórias a fazerem com que precisasse de ajuda para ler textos em audiências ou noutros eventos.

Um dos pontos em que tal foi realçado foi na Semana Santa, já que cancelou, pelo segundo ano consecutivo, a sua presença na Via Sacra no Coliseu de Roma, na Sexta-feira Santa.

Anteriormente, no verão de 2023, a 6 de junho, o Vaticano confirmou que o Papa se tinha dirigido ao hospital para fazer exames. No dia seguinte, após a audiência geral habitual à quarta-feira, Francisco deu entrada no hospital para uma intervenção cirúrgica ao abdómen — uma laparotomia e plástica da parede abdominal com prótese, com recurso a anestesia geral.

“A operação, marcada nos últimos dias pela equipa médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma hérnia incisional encarcerada que está a causar síndromes sub-oclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. O internamento na unidade de saúde durará vários dias para permitir o curso pós-operatório normal e a plena recuperação funcional”, foi referido na altura.

Dias antes, ao início da tarde de 26 de maio, a Sala de Imprensa da Santa Sé deu conta de que o pontífice cancelou a sua agenda por se encontrar em “estado febril”.

De recordar que, a 29 de março, o Papa Francisco deu entrada “no Hospital Gemelli de Roma para alguns exames previamente programados”. No mesmo dia foi confirmado que tinha uma infeção respiratória e que iria ficar internado alguns dias, o que se veio a confirmar.

O Papa já tinha estado internado neste hospital entre 4 e 14 de julho de 2021, após uma intervenção cirúrgica ao cólon. Além disso, Francisco removeu parte de um pulmão na juventude e sofria de ciática crónica.

Nessa altura, o pontífice tinha vindo a falar sobre os problemas no joelho que o fizeram deslocar-se muitas vezes em cadeira de rodas, mas colocou sempre de lado a hipótese de uma intervenção cirúrgica.

In sapo

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *