O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) revelou que já foi regularizada, de 09 de março a 23 de abril, a situação de 62.568 eleitores ao nível de todas as regiões do país.
Os dados foram revelados esta sexta-feira, 25 de abril de 2025, pelo diretor-geral do GTAPE, Gabriel Gibril Baldé, em conferência de imprensa de balanço das atividades de atualização dos cadernos eleitorais.
Na ocasião Gabriel Gibril Baldé informou que a operação geral de todo o processo desde o dia 09 de março a 23 de abril foram atualizados 32.953 cartões de eleitores recuperados e 20.063 novos eleitores integrados na base de dados.
Segundo Gabriel Gibril Baldé, desde o início do processo de atualização de cadernos eleitorais, alguns setores e regiões não conseguiram iniciar os trabalhos, tendo em conta às dificuldade logísticas, fato que levou o GTAPE a pedir o prolongamento do processo até ao dia 24 de maio a nível nacional, devido aos atrasos.
Baldé enfatizou que os resultados obtidos até a presente data são “bastante satisfatórios”, tendo sublinhado a importância de atualização anual.
“Se não fosse feita a atualização, o país não teriam 32.953 eleitores recenseados e não votariam. 20.063 novos eleitores estariam fora do sistema”, indicou.
Em relação à situação de atualização da situação dos cidadãos guineenses na diáspora, assegurou que já foram reunidas todas as condições para dar ao início ao processo na África, a partir do dia 01 de maio e na Europa.
Relativamente à questão da Itália, disse que forem criadas as condições, irão fazê-lo.
Por: Carolina Djeme
Fotos: CD



















