ARAFAM MANÉ ELEITO NOVO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA E PROMETE REFUNDAR O SISTEMA

O juiz conselheiro Arafam Mané foi eleito esta sexta-feira, 16 de maio de 2025, novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), com 12 votos a favor contra 7 votos válidos do seu adversário, Aimadu Sauane, nas eleições simultâneas para a escolha do presidente e do vice-presidente do STJ.

No mesmo processo eleitoral, João Mendes foi eleito vice-presidente com 13 votos contra 6 do seu adversário, Pansau Na Tcharé, no universo de 19 votantes validos, zero votos invalidos, nulos ou brancos, segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Sandji Fati.

Votaram 19 juízes, sendo sete juízes conselheiros e doze desembargadores.

Após a divulgação dos resultados, o novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Arafam Mané, enfatizou que “ foi uma escolha consciente” e pediu aos magistrados a fazerem das diferenças pessoais  um ponto de união e de convergência.

Arafam Mané assegurou  que irá trabalhar com todos os magistrados, sem excepção, no reconhecimento das suas diferenças que devem ser, como qualquer coisa, unir e não dividir ou enfraquecer, para que possam transformar e refundar o sistema judiciário, garantindo efetivamente que a justiça se faça e se realize em nome do povo.

“Quero aqui felicitar à comissão eleitoral que fez prova de experiência edificada na condução do processo com toda a clarividência. Estas eleições, sem prejuízo da importância de ponto de visto do interesse público, são eleições de magistrados pelos magistrados e para magistratura, por isso  quero também agradecer os colegas magistrados que votaram em nós em massa”, frisou.

No seu discurso, reconheceu que os magistrados são os próprios magistrados, razão pela qual fizeram uma escolha consciente, confirmando a confiança que “já sabíamos que nos fazem no âmbito do nosso projeto a mudança”.  

O escrutínio decorreu nas instalações do Supremo Tribunal de Justiça e  os jornalistas apenas testemunharam a divulgação dos resultados.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *