O Sport Bissau e Benfica está ser “imparável” no Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão (Liga Orange) da presente temporada desportiva, na Guiné-Bissau. Embora o clube tenha somado somente uma derrota, na decima sexta jornada, diante do Flamengo de Pefine, as Águias assumem ser forte candidato para revalidar o título na Liga Orange nesta temporada 2024-2025.
Os encarnados orientados por Romualdo José da Silva “Aldo”, lideram de forma isolada a competição organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF) com 50 pontos a tabela classificativa da prova, após o cumprimento da 21ª jornada da Liga Orange no ultimo fim de semana.
Apesar de perder bons jogadores no inicio da presente época desportiva nomeadamente Sidraque Monteiro e Adulai Jaló, vulgo “Jiménez”, que foi melhor marcador da competição na época passada, este histórico clube nacional está a mostrar ser melhor equipa em relação aos seus diretos adversários, nomeadamente o Sporting Clube da Guiné-Bissau, a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) e o FC Canchungo.
Em 21 jogos realizados na Liga Orange, o Benfica conseguiu somar 15 vitórias, 5 empates e somente um derrota diante do Flamengo de Pefine por 2 a 1. Os resultados positivos dos encarnados permitirão que o seu treinador Romualdo José da Silva “Aldo”, deixe a sua marca no futebol nacional.
Na sua curta carreira como treinador de futebol e treinador do Benfica, conseguiu o feito de terminar em dois anos consecutivos (2023-2024 e 2024-2025), a primeira volta do Campeonato Nacional de Futebol “Liga Orange” sem derrotas a frente da equipa do Benfica, atual campeão em título.
Na primeira volta da Liga Orange, as Águias conseguiram somar 10 vitorias e quatro empates em 15 jogos realizados. Já nesta segunda volta, o clube arrancou a competição com a derrota diante de Pefine e após a derrota, o clube encarnado somou um empate e 4 vitórias, a última das quais diante do Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa na 21ª jornada da prova por 2 a 0.
Outro feito a destacar na competição são os jogos fora de Bissau nesta época desportiva. As Águias, que nos últimos anos têm registado resultados negativos nos jogos fora de Bissau, ainda não perderam nenhum jogo no interior do país. Em seis jogos realizados até agora no interior, o Benfica somou cinco vitórias e um empate.
Esta proeza permitiu-lhe estar na frente da tabela classificativa de forma tranquila, estando agora a caminhar para cumprir os objetivos preconizados pelo clube sediado em Bissau. Também conhecido no mundo de futebol por “Aldo”, o técnico guineense tem sido um treinador bem-sucedido desde que chegou ao Benfica, o que lhe permitiu conquistar a prova na época passada e a super-taça no inicio da presente temporada.
O jovem treinador que chegou aos encarnados na época desportiva 2022-2023 para ser adjunto treinador de Romão dos Santos, acabou por assumir no ano seguinte, como técnico principal, graças ao trabalho que realizou na ausência de Romão dos Santos.
Embora restem 27 pontos para disputar entre os 16 clubes da Liga Orange, os observadores de futebol não acreditam que haverá surpresa no final da temporada, uma vez que o Benfica tem um distância de nove pontos em relação ao segundo lugar da tabela, a UDIB.
Em curta declaração ao Jornal O Democrata, o treinador do Benfica realçou o desempenho dos seus pupilos na competição e prometeu que o clube vai continuar a trabalhar para conquistar o titulo nacional. “Mantemos a nossa ambição para a revalidação do titulo nacional”, disse Aldo esta terça-feira, 20 de maio, na sua curta declaração.
Para além da Liga Orange, O Benfica tem ambição de conquistar a Taça da Guiné, uma competição que perdeu na época passada diante da UDIB. Já na próxima eliminatória da prova, o clube vai mesmo defrontar a UDIB.
De salientar que o Benfica foi o clube que mais conquistou o Campeonato Nacional de Futebol nos últimos anos, tendo 14 títulos em igualdade com o Sporting Clube da Guiné-Bissau, mas em caso da revalidação vai ultrapassar o seu eterno rival.
Após a conclusão da 21ª jornada da Liga Orange no ultimo fim de semana a tabela classificativa ficou assim:
1 – Benfica com 50 pontos,
2 – UDIB com 41 pontos,
3 – Mansoa com 35 pontos,
4 – Cumura com 33 pontos,
5 – Portos de Bissau com 31 pontos,
6 – Gabú com 29 pontos,
7 – Nhacra com 29 pontos,
8 – Sporting com 28 pontos,
9 – Pefine com 27 pontos,
10 – São Domingos com 25 pontos,
11 – Cuntum com 25 pontos,
12 – Canchungo com 24 pontos,
13 – Bula com 24 pontos,
14 – Hafia de Bafatá com 24 pontos,
15 – Pelundo com 16 pontos,
16 – Sonaco com 13 pontos.
Importa realçar que o FC Canchungo, que foi campeão nacional na época 2022-2023 esta numa zona critica da tabela, podendo o clube cair para a segunda liga de futebol. O histórico clube nortenho não está a realizar uma boa época desportiva e adeptos estão a criticar o desempenho da equipa na Liga Orange.
Para além de Canchungo, o FC Pelundo, FC Sonaco e Nuno Tristao FC Bula, estão também numa zona critica da tabela. O FC Pelundo viajará até a Bissau no fim de semana para jogar com o Benfica no Estádio Lino Correia em Bissau.
Por: Alison Cabral



















