FALTA DE HIGIENE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DEIXA SINAPROF INQUIETADO

O Secretário Executivo  do Sindicato  Nacional  dos Professores (SINAPROF), Nestor Bacourine, afirmou que a falta de higiene nas escolas públicas é  uma preocupação da sua organização,  por isso,  iniciou a  campanha de sensibilização com os alunos sobre  a importância do saneamento básico. “ Essa inquietação faz parte dos pontos das nossas   reivindicações nos cadernos reivindicativos e pré- avisos de greves”

De acordo com  Nestor, a problemática das  alterações climáticas sendo uma preocupação mundial,  aproveitou os microfones para   convidar  a sociedade  em geral no sentido de contribuir na proteção e  defesa do meio ambiente, sobretudo no ambiente escolar.

Para o sindicalista, a responsabilidade requer  todas as classes sociais onde os professores e os alunos não estão de fora, afirmando que  a falta de  saneamento básico contribui negativamente  para a saúde  pública e constitui uma ameaça para a futura geração.

Conforme Bacourine, o ato enquadra-se no cumprimento do  plano de atividades deste ano letivo  sob financiamento  dos seus parceiros (União Nacional da Noruega em colaboração com Internacional Educação, confederação sindical dos países da língua portuguesa CPLP  e SE)  – contou.

Em representação  dos Inspetores do serviço da Educação de SAB, Rui Djata mostrou-se satisfeito  com gesto  do SINAPROF.  Confiante nos diretores, disse que  os donativos entregues aos diretores terá um bom uso, justificando que  será um balão de oxigénio. A iniciativa reforça  o compromisso conjunto para a promoção da Educação Ambiental e melhoria das condições de higiene nas escolas.

Ainda segundo Djata, gestos como estes  mostram que  é possível avançar  na construção de um ambiente escolar mais saudável e  educativo, embora tenha avançado dizendo que  essa entrega  enquadra-se na fase piloto,  motivo pelo qual  foram selecionados  apenas  cinco escolas nessa fase mas o objetivo é  atingir a nível nacional.

Por um lado,  o diretor  da Escola Básico Unificado Justado José Djutala Júnior  considera que a  escola que dirige faz parte dessa fase, tendo em conta a dinâmica que desenvolve em termos do saneamento básico.

É de salientar que  o Sindicato Nacional dos Professores SINAPROF  fez a entrega  de materiais  de limpeza  para  cinco escolas  públicas, por ocasião da celebração  do  dia mundial do Ambiente,  visando criar uma condição  saudável nessas  escolas. As escolas selecionados encontram-se no SAB e são a Escola do Ensino Básico Justado Vieira,  Patrício Lumumba, Salvador Allende, Unidade Escolar Jorge Ampa Cumelerbo e a Unidade Escolar 23 de Janeiro bloco 1.

Por: Jacimira Segunda Sia

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *