Liga Orange: BENFICA VENCE SPORTING E APROXIMA-SE DA REVALIDAÇÃO DO TÍTULO 

O Sport Bissau e Benfica, o atual Campeão Nacional, aproxima-se da revalidação do título do Campeonato Nacional de Futebol (Liga Orange), da presente época desportiva no país (2024-2025), após o triunfo diante do seu eterno rival o Sporting Clube da Guiné-Bissau. 

Os pupilos de Romualdo José da Silva “Aldo”, que procuram ultrapassar a equipa leonina em número de títulos nacionais, precisam de 4 pontos na tabela classificativa para levantar o título nacional. 

As Águias, que continuam a mostrar superioridade em relação aos 15 clubes da Liga Orange devido ao futebol que tem apresentado desde o início da temporada, somou sete vitórias consecutivas nesta segunda volta da prova, após ganhar o Sporting por 1 a 0, ontem, 05 de junho.

Em partida da 24.ª jornada da competição organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), os encarnados entraram melhor no jogo, assumindo o controlo da passe de bola e conseguiu abrir o marcador aos 19 minutos da primeira parte, por intermédio de Miguel Dafa. 

Após o golo, o Benfica continuou a estar em cima do Sporting, sem criar grandes jogadas para ampliar o marcador, num jogo com muito público nas bancadas do Estádio Lino Correia em Bissau. 

Entre várias personalidades presentes no recinto, destaque vai para o secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo Monteiro , “Zé Carlos”, e o presidente da LGCF, Dembo Sissé. 

Apesar do domínio do Benfica na maior do jogo na primeira parte, os leões cresceram bastante nos minutos finais, mas não conseguiram criar jogadas claras para fazer golo e o resultado terminou na primeira metade do jogo em vantagem para o atual Campeão Nacional. 

Na segunda parte da partida entre os dois rivais, o domínio foi total do Sporting. A formação leonina controlou completamente a posse de bola e conseguiu criar jogadas perigosas na baliza contrária. 

O Benfica, que lidera de forma confortável a tabela classificativa, baixou completamente na segunda parte, mas bloqueio a penetração dos jogadores do Sporting na sua defesa. 

Mesmo com cinco substituições efetuadas pelas equipas técnicas, o resultaleonina se alterou e o Benfica teve aoportunidade para ampliar o marcador, mas o seu avançado Edmundo não soube aproveitar a ocasião para fazer o segundo golo.

Sem grandes ocasiões de golo, o resultado terminou com otriunfo do Benfica, numa partida que ficou marcada pelo excelente trabalho da equipa de arbitragem, embora o treinador do Sporting não concordasse com o minuto extra que foi dado. 

Em declarações aos jornalistas, o treinador do Sporting, Abulai Soares Cassamá, também conhecido como Axy Roger, parabenizou o Benfica pela vitória, mas afirmou que o seu clube merecia um empate. 

A ocasião serviu para o Axi Roger apelar à Direção do clube no sentido de apoiar a sua equipa no aspecto financeiro. 

Por seu turno, o treinador adjunto do Benfica, Nelson Nbana, enalteceu o trabalho dos jogadores na segunda parte que permitiu ao clube somar três pontos. 

Em relação ao título, Nbana assegurou que ainda é muito cedo recomendar a faixa do campeão nacional. 

O Benfica e Sporting, que têm cada um 14 títulos conquistados, empataram na primeira volta da Liga Orange -1 a 1. 

Caso o Benfica revalide o título nesta época desportiva, o clube encarnado passa a ter 15 campeonatos conquistados.

Embora ainda não esteja concluída a 24.ª jornada da Liga Orange, o Benfica comanda de forma isolada a prova com 59 pontos na tabela classificativa. Os encarnados, que até agora somente perdeu diante do Flamengo de Pefine, tem 17 pontos mais do que o segundo lugar da tabela classificativa que é a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB). 

A UDIB, que para esta jornada vai jogar diante de  Cavalos Brancos de Cuntum, tem 42 pontos na tabela classificativa e enfrenta uma crise interna, após a despedimento do seu treinador Toni Fundungo na última terça-feira. 

O clube, que venceu a Taça da Guiné na época passada, está praticamente fora do título e já foi eliminada da Taça da Guiné. Com a saída de Fundungo, Zezé, um dos sub-capitães, foi chamado para assegurar a equipa técnica para os próximos jogos.

Os resultados dos jogos da 24.ª jornada da Liga Orange já concluídas são : 

Portos de Bissau 2 – Háfia de Bafatá 0

Flamengo de Pefine 0 – FC Sonaco 1

CDR Gabú 2 – FC Pelundo 0

NTFC Bula 4 – São Domingos 1

FC Canchungo 4 – FC Cumura 3

Balantas de Mansoa 1 – Arados de Nhacra 1 

Benfica 1 – Sporting 0

 A jornada encerra na próxima terça-feira, dia 10 de junho com a partida entre FC Cuntum e a UDIB.

Numa altura em que faltam 6 jornadas para fim da Liga Orange, o Benfica  está a ser “imparável” na competição. Embora o clube tenha somado somente uma derrota na decima sexta jornada diante do Flamengo de Pefine, as Águias assumem ser forte candidato à revalidação do título nacional. 

Apesar de perder bons jogadores no inicio da presente época desportiva nomeadamente Sidraque Monteiro e Adulai Jaló, vulgo “Jiménez”, que foi melhor marcador da competição na época passada, este histórico clube nacional está a mostrar ser melhor equipa em relação aos seus diretos adversários, nomeadamente o Sporting, a UDIB, Balantas de Mansoa e o FC Canchungo.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *