O Sport Bissau e Benfica sagrou-se hoje bicampeão do Campeonato Nacional de Futebol (Liga Orange), da presente temporada desportiva 2024-2025 na Guiné-Bissau, após o triunfo diante FC Cumura, clube que disputa pela primeira vez a prova da primeira divisão.
Após alcançar esta proeza, as Águias tornaram assim o clube com maior número de campeonatos nacionais conquistados no país, ultrapassando o seu eterno rival, o Sporting Clube da Guiné-Bissau.
Os encarnados que têm dominado a prova nos últimos anos no país, graças ao futebol vistoso que têm apresentado aos seus adeptos, têm agora 15 campeonatos conquistados contra 14 da formação leonina.
Em partida referente à 25 jornada da Liga Orange que foi realizada na aldeia de Cumura a 12 quilómetros de Bissau, o Benfica conseguiu mostrar ser uma equipa mais experiente e conseguiu vencer por 1 a 0.
Foi uma partida bastante equilibrada. Os encarnados orientados por Romualdo José da Silva “Aldo”, conseguiram fazer o único golo por intermédio de Afonso N’Sumbu, após um erro da equipa adversária.
Em 25 jogos realizados na Liga Orange, o Benfica somente somou uma derrota diante de Flamengo de Pefine na 16ª jornada da prova, somou 8 vitórias consecutivas nesta segunda volta da prova que lhe permitiram sagrar-se bicampeão.
Este feito foi graças ao trabalho do jovem treinador Romualdo José da Silva “Aldo”, que entrou hoje na história como um dos técnicos nacionais que conseguiram vencer a competição de forma consecutiva.
Conhecido no mundo de futebol por “Aldo”, o jovem treinador, que foi campeão nacional como jogador no Benfica e campeão nacional como treinador, chegou ao clube em 2022-2023, para ser adjunto de Romão dos Santos e ano seguinte foi promovido treinador principal acabando por vencer a competição de forma consecutiva.
Aldo, que tem como ídolo o treinador espanhol Pep Guardiola, que orienta o Manchester City, já conquistou três títulos no Benfica, vencendo dois campeonatos e uma super taça. Pode ainda fazer dobradinha esta época desportiva em caso de vencer a Taça da Guiné.
Para além de isso, Aldo terminou em dois anos consecutivos, a primeira volta da Liga Orange sem derrotas, fazendo história no futebol nacional.
Aldo iniciou a carreira como treinador na equipa de FC Cuntum em 2021-2022. Devido às boas indicações que deixou na equipa, na reta final da prova transferiu-se para o Benfica.
Para além de treinador de futebol, o técnico guineense é o professor de educação física com a formação na Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD).
Como jogador, jogou no FC Cuntum, onde iniciou a carreira, Sport Bissau e Benfica e no Sporting Clube da Guiné-Bissau. Trabalhou com vários treinadores nacionais, Bucar Sanhá, João Pontes, Candeias, Pedro Dias, Marcelo Mendonça e Samba Sanhá.
De salientar que ainda faltam disputar cinco jornadas da atual edição da Liga Orange, o Benfica, que revalidou o título nacional, soma 62 pontos e mais 19 de vantagem ao vice lider da prova a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), que tem um jogo a menos.
Está é primeira vez que o Campeonato Nacional teve um patrocinador oficial. Trata-se da empresa de telecomunicações Orange Bissau.
Por: Alison Cabral



















