Quase um mês depois de ter abandonado o cargo deSelecionador de Futebol da Guiné-Bissau, através de um mútuo acordo com a Federação de Futebol do país (FFGB), o técnico luso-sãotomense, Luís Boa Morte, foi hoje 01 de julho, anunciado como novo treinador adjunto do Samsunspor da Turquia, clube pelo qual jogou na época passada o internacional guineense, Nanu.
A informação foi avançada pela imprensa desportiva internacional, consultada pela secção desportiva do jornal O Democrata.
Boa Morte, que esteve 14 meses no cargo do Selecionador Nacional, estava inicialmente a negociar com Omonia Aradippou do Chipre, mas acabou finalmente para acertar com o clube turco que milita na primeira divisão.
Um ano depois de iniciar a carreira “a solo”, a nível sénior à frente da Seleção Nacional, o treinador luso-sãotomense volta a ser o treinador adjunto de um clube europeu.
Antes de rubricar o contrato com a Guiné-Bissau em 2024, Boa Morte estava a trabalhar como treinador adjunto de Marco Silva no Fulham, da primeira liga inglesa de futebol.
Boa Morte, que foi jogador de Sporting Clube de Portugal, vai trabalhar com o alemão Thomas Reis, que conduziu a equipa ao terceiro lugar do campeonato turco, na temporada passada.
Durante a época desportiva 2025-2026, o novo treinador adjunto do Samsunspor vai disputar a mesma liga com o clube do seu antigo adjunto, na Seleção da Guiné-Bissau.
Trata-se de Aneximenes Pereira, preparador físico Eyupspor, que na ultima época ficou em sexto lugar no campeonato local.
Embora Boa Morte tenha abandonado o cargo deSelecionador Nacional, mas Pereira pode continuar a trabalhar na equipa técnica nacional. Segundo a imprensa desportiva nacional, o jovem treinador é um dos nomes que poderá substituir o técnico luso-sãotomense no cargo.
Contratado para substituir Baciro Candé em março de 2024, Boa Morte tinha como objetivos voltar a apurar a Guiné-Bissau para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), levar o país, pela primeira vez, ao Mundial e formar treinadores locais.
Os dois primeiros objetivos, CAN e Mundial, não foram atingidos pelo antigo internacional português.
Em seis jogos realizados na fase de qualificação para o CAN’2025, a Guiné-Bissau venceu apenas uma partida na primeira jornada frente à seleção de Eswatini, em partida realizada em Bissau, graças ao golo de Bura.
Em relação à fase de apuramento da zona africana para o Campeonato do Mundo 2026, Boa Morte estreou-se com um empate 0 a 0 em casa diante da seleção da Etiópia, na terceira jornada e em seguida defrontou a poderosa seleção do Egito também em casa e voltou empatar 1 a 1, numa partida que deixou satisfeitos os adeptos nacionais.
Depois de dois empates consecutivos, Boa Morte não conseguiu mudar o rumo dos acontecimentos e somou duas derrotas consecutivas diante das seleções da Serra Leoa e do Burkina Faso, o que deixou a Guiné-Bissau quase fora do Mundial.
Em 10 jogos oficiais realizados como selecionador nacional, Luís Boa Morte apenas alcançou uma vitória.
Com a sua saída, os guineenses estão a aguardar uma nova equipa técnica nacional.
A FFGB remeteu-se em ao silencio total sobre o assunto.
Contudo, o presidente da FFGB, Carlos Mendes Teixeira, como é conhecido entre os guineenses, prometeu anunciar, para breve, o nome do novo selecionador nacional e garantiu que poderá ser um técnico nacional ou estrangeiro.
Por: Alison Cabral



















