O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, demitiu nesta quinta-feira, 07 de agosto de 2025, o governo liderado pelo Engº .Rui Duarte Barros.
O decreto presidencial lido na voz de Delfim da Silva, conselheiro do Chefe de Estado, informa que “nos termos do artigo 68º, alíneas g) e i) conjugado com o artigo 70.º, ambos da Constituição da República, o seguinte: É demitido o Governo, chefiado pelo Primeiro-Ministro, Rui Duarte Barros”.
Rui Barros, havia sido nomeado como chefe do Governo de iniciativa presidencial, no dia 20 de dezembro de 2023, através do decreto presidencial n° 73/2023, depois da exoneração de Geraldo João Martins, que dirigia o governo da Coligação PAI Terra Ranka, vencedor das eleições legislativas de 2023.
Barros é dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). Membro do Bureau Político. Foi eleito deputado da nação no círculo eleitoral n°01 (Catió/komo), região de Tombali, no sul do país, na lista da Coligação Plataforma Aliança Inclusiva – PAI TERRA RANKA.
Por: Assana Sambú
















