O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta sexta-feira, 08 de agosto de 2025, que será candidato independente ao segundo mandato nas eleições gerais (legislativas e presidenciais) marcadas para 23 de novembro e deverá concorrer sem apoio de qualquer formação política, evitando ser refém.
“Caso um partido político, uma associação ou um movimento queira apoiar-me, pode fazê-lo e aceitarei sem compromisso nenhum”, disse.
Umaro Sissoco Embaló falava na cerimónia de posse do novo Primeiro-ministro, Braima Camará, na qual atribuiu ao ex-Primeiro-ministro, Rui Duarte Barros, a Medalha Ordem Nacional Colinas de Boé, pelo trabalho realizado durante o seu mandato como chefe de governo.
Na ocasião, Sissoco Embalo aconselhou o novo Primeiro-ministro a ouvir, a ter paciência e escutar porque só assim poderá desempenhar a sua função com lealdade e concretizar o sonho.
Por seu lado, o ex-Primeiro-ministro, Rui Duarte Barros, disse que o governo que liderou tinha como missão estabilizar a governação e realizar eleições legislativas e presidenciais.
Admitiu que apenas concretizou a estabilização política de governação e que os trabalhos para a realização do escrutínio estão concluídos, quase 99 por cento de condições já foram criadas para que o processo eleitoral possa decorrer sem problemas e, na próxima sexta-feira, 15 do mês em curso, o executivo irá entregar o caderno eleitoral à Comissão Nacional de Eleições para proceder às eleições na data fixada pelo Presidente da República.
Questionado sobre a Medalha de Ordem Nacional Colinas de Boé, Rui Duarte Barros, disse que foi uma surpresa positiva para ele quando foi agraciado com a medalha, razão pela qual agradeceu a confiança do chefe de Estado na sua pessoa.
Por: Aguinaldo Ampa
















